Inúmeras evidências apontam que o sono é de extrema importância para a saúde mental dos adolescentes, não só no presente, mas como também no futuro. É fato que um dos principais sintomas de depressão seja a insônia ou outros distúrbios graves de sono.
Um estudo publicado em 2020, Faith Orchard, psicóloga da Universidade de Sussex, no Reino Unido, analisou dados de um grupo grande de adolescentes que foram acompanhados dos 15 aos 24 anos, observando que a maioria dos jovens que mostraram ter problemas com insônia na adolescência, tiveram depressão ou ansiedade.
Obviamente isso não significa que necessariamente todos que têm insônia irão desenvolver depressão, a maioria das pessoas não desenvolvem, mas alguns estudos mostram que o déficit de sono tem efeitos negativos bem perceptíveis em nosso organismo.
Alguns exemplos dos efeitos que dormir mal causam são a falta de motivação, aumento da irritabilidade e o afastamento de amigos e familiares, além disso, a falta de sono pode ocasionar o aumento da inflamação do corpo, fator que tem sido relacionado com problemas de saúde mental.
Inúmeros estudos vem sendo desenvolvidos acerca de como o sono afeta nossa saúde mental no geral, mas com os resultados que já temos é evidente uma necessidade de prestar atenção em como dormimos, para evitar que, no futuro, algum transtorno ou doença, como a depressão, venha a ser desenvolvido.
Comments