top of page
Foto do escritorJulia Isaac

As teimosias são construtivas ou prejudiciais para a sociedade?

Já parou para pensar sobre a teimosia humana? Vamos a um pouco de reflexão, café e filosofia.


Nossa melhor característica, certamente, é a capacidade de aprender e se adaptar. Já a pior deve ser o seu oposto. Algo que lhe faça travar qualquer aprendizado ou evolução.

Existem diversas possibilidades para a questão, mas certamente a pior de todas é a teimosia. Ser teimoso, intransigente, remete à ignorância. Evidencia também desajustes na dimensão psico afetiva – obscuridade que gera uma postura fechada ao diálogo.


Não há como ensinar alguém teimoso.


Imagine a seguinte situação: quando uma pessoa já acha que sabe de algo, ou quando quer discutir com aqueles que tentam lhe ensinar, então o jogo já está perdido.


Se aprofundarmos na questão, veremos que a teimosia parte de diversas causas e também se ramifica em outras características. Algumas pessoas tem a cabeça dura, elas acham que já sabem de tudo e sabem mais do que as outras, por isso não querem aprender nada novo. E vamos aos fatos, nada melhor do que admitir que ''só sei que nada sei'', mas essa tarefa fica reservada a quem sempre busca a prender mais e mais, perante as situações.

Assim como no paradoxo de Sócrates, o que acha de nessa quarentena tentar fazer o que está em seu alcance para estar constantemente afirmando-se que nada sabe e sabendo disso, procurar sempre aprender mais? Nosso blog oferece diariamente conteúdos dos mais diversos, assim como a internet, livros, rádio, tv... O importante é não ficar parado. Afinal,

A pior frase que você pode dizer é “isso eu já sei”.

Perante essa perspectiva, é sabido que existem pessoas que precisam estar sempre certas para se sentirem melhor. É uma forma de defesa diante da sua imagem social. O ego sofre ao ser corrigido ou contrariado.


Mas não adianta apenas apontar dedos.

Todos somos um tanto teimosos hora ou outra. Sempre haverá um assunto em que acreditamos ser experts. Existem convenções que nos parecem tão óbvias que, quando contrariadas, nos fazem teimar. O simples fato de se ofender com o que nos dizem já é um sinal. É preciso saber lidar com críticas e com suas próprias falhas para ir além.

Para lidar com a teimosia, o primeiro passo é simples: perceba quais os ciclos de problemas que não param de se repetir. Depois, apenas mude.

Abra a cabeça e aceite melhor a transformação que vem de fora. Verá como novas ideias e perspectivas podem fazer você ver o mundo de outra forma. Enxergue as opiniões alheias e eventualidades como lições de vida. Tudo pode ser uma oportunidade de mudança.


E aí? Que tal expandir? Mudar? Aprender? Ensinar? Escutar? Falar? Ser?

Ainda sobre Sócrates, em seu julgamento final e em sua frase marcante “A vida irrefletida não vale a pena ser vivida”, vale alguns minutos de reflexão que fará bem para sua saúde mental. E segundo relatos de Platão, seu maior discípulo, Sócrates preferia a morte do que viver sem questionamentos, na completa ignorância.


.

.

.


Fontes: Super Interessante, Medium, Pensador.

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page