top of page
  • Ana Luisa Ramos

Atividades físicas: Por que ter esse hábito?

Recomendada por todos os profissionais da saúde, a prática de atividades físicas vem ganhando espaço na vida dos brasileiros por seus múltiplos benefícios. Desde crianças até os mais idosos, ter o hábito de realizar atividades programadas ou não é muito importante para a saúde física e mental das pessoas.

Devido à grande procura, mesmo nas cidades do interior é possível encontrar academias, clubes e profissionais autônomos que oferecem seus serviços como “educadores do físico” para todos os gostos e preferências. São tantas opções que é recomendável uma experiência teste antes de adquirir um novo hobby.

Ter e manter o hábito de praticar esportes contribui para a prevenção de muitas doenças cardiorrespiratórias e outras como diabetes, colesterol alto, depressão e ansiedade. Além disso, atividades físicas alteram o nosso organismo proporcionando melhora no condicionamento físico -diminuindo as dores-, aumento de massa muscular e, claro, auxiliam na perda e controle do peso.

Mas, mais do que a saúde física, a prática de exercícios físicos melhora a qualidade do sono das pessoas, diretamente ligada à melhora na autoestima e diminuição do estresse, proporcionando uma maior sensação de bem estar. Tanto os esportes solitários ou coletivos, acabam por contribuir também para os relacionamentos sociais, pois melhoram nossa disposição para realizar tarefas e ter momentos de diversão com amigos e familiares, aumentando também nosso convívio social, proporcionando aumentar nosso círculo de amizades.

Não precisa, de início, ser nada radical. Se você é sedentário, não pedale 10 quilômetros, nem tente nadar por 2 horas seguidas, isso provavelmente vai lhe dar problemas de saúde ao invés de melhorá-la. Por isso, comece sempre pelo básico: caminhadas leves, pilates, yoga, 20 a 30 minutos de atividades mais pesadas e assim por diante. Mas lembre-se: a prática leva à perfeição e, por isso, é importante que a realização de atividades físicas seja constante. E o mais importante: divirta-se.








Bibliografia:



17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page