top of page

Covid-19: Fuja das notícias falsas

Atualmente se informar sobre a pandemia não está sendo uma tarefa fácil, são diversas informações sendo vinculadas e novos estudos sendo publicados todos os dias. Apesar dos esforços da comunidade científica e da imprensa em produzir materiais e divulgar informações sobre a pandemia, muitas notícias falsas (chamadas de fake news) ainda circulam nas principais mídias sociais. A vinculação de notícias sem fontes confiáveis, nas quais grande maioria abusa do sensacionalismo e da desinformação, acabam prejudicando as principais ações de órgãos e saúde e segurança propostas para o controle da pandemia no país.

Muitas das fake news fazem com que parte da população desacredite na gravidade da pandemia, nos sérios estudos científicos e na importância do isolamento social. Muitas vezes notícias falsas acabam chegando em formatos de vídeos ou áudios, não sendo possível verificar a sua autoria. Por isso, antes de compartilhar alguma notícia, verifique as fontes das informações e se essas são realmente verdadeiras.

Buscando combater as fake news, um grupo de pesquisadores do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP criaram o site COVID Verificado. No site, além de checar informações sobre a pandemia, também é possível se obter informações sobre a origem do novo coronavírus, dos estudos sobre tratamentos e vacinas, entre outros. Se caso você não encontrar a informação desejada no site, o grupo também recebe e esclarece suas dúvidas sobre a Covid-19. O grupo também possui um canal no YouTube e páginas no Facebook e Instagram.



8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page