top of page
  • brunaoliveiraa3

Exercite o cérebro nas férias

O período de férias é totalmente importante para manter a sanidade humano, é o tempo de descanso. A doutora Gislaine Gil, coordenadora do curso Cérebro Ativo do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, afirma que a relevância desse intervalo dá-se quanto a ausência de tensão, diminuindo a ansiedade, melhorando o humor e aumentando o relaxamento. É também durante as férias que a qualidade do sono melhora, trazendo benefícios ao cérebro.

Sendo assim, é comum nesse período de recesso que as pessoas procurem atividades para ocupar o tempo, como as atividades físicas, que ativam e aumentam a produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer e motivação. Gislaine afirma que “nas férias, as pessoas, principalmente crianças, estão mais propensas a praticar esportes e exercícios”. Logo, mesmo que as férias sejam um momento de relaxar, é interessante exercitar o corpo, e consequentemente o cérebro, para aumentar as boas sensações e melhorar a motivação.

Desse modo, existem várias atividades que ajudam a estimular os neurotransmissores no período de férias:

Jogos – "Jogos de raciocínio são estimulantes como o sudoku, que desenvolve o raciocínio, o Tangram, que estimula a percepção viso-espacial e jogos de tabuleiro, que promovem a interação entre os participantes, estimulam a memória e visão para novas estratégias." Jogos de cartas também são interessantes para estimular a agilidade e compreensão.

Dança – "A atividade traz inúmeros benefícios para o cérebro, principalmente para os idosos. De acordo com estudos, dançar tem o efeito de frear ou até mesmo reverter o declínio das capacidades físicas e mentais naturais da idade."

Alimentação – Tomar um bom café da manhã, por exemplo, é essencial para o bom funcionamento do cérebro. Nas demais refeições, consumir ovos, grãos, oleaginosas, frutas e legumes ajudam a diminuir o declínio cognitivo com a idade e mantêm a saúde do cérebro em dia.

Neuróbicas – A "aeróbica para os neurônios” consiste em tirar o cérebro da zona de conforto, fazendo as tarefas comuns do cotidiano de um jeito diferente, fazendo com que os neurônios tenham que encontrar outro caminho para realizar a mesma atividade. “As neuróbicas estimulam padrões de atividade neurais que criam conexões entre as diferentes áreas do cérebro e fazem com que as células nervosas produzam nutrientes naturais do cérebro”, explica Solange Jacob, especialista em ginástica cerebral do Método SUPERA.

Assim, realizar atividades durante as férias depende apenas da sua criatividade.





15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page