A quarentena e as políticas de isolamento social têm nos mostrado o quanto é difícil nos mantermos ativos em casa e trouxe a tarefa complexa de manter as crianças em movimento mesmo dentro de casa. Assar bolos, fazer pizza e até mesmo sorvete em casa podem ser atividades perfeitas para mantê-los em movimento durante esse momento. A seguir, confira algumas dicas que mostram os benefícios da culinária às crianças. Atividades na cozinha podem ter caráter terapêutico não apenas às crianças mas aos seus pais também. Fazer massas de pão ou pizza por exemplo pode ser uma ótima alternativa para manter a criança em contato com as diferentes texturas dos ingredientes. Além disso, alguns conceitos sobre unidades de medida e diferenças entre os tipos de ingredientes podem ser ensinado às crianças um pouco mais velhas. Não há idade para entrar na cozinha e preparar as receitas, a única coisa importante é adaptar a atividade para a idade de cada criança. Para os mais novos de 2 ou 3 anos é recomendado entregar a massa da receita (pão ou pizza por exemplo) para sentirem as diferentes texturas. Crianças um pouco mais velhas de 4 a 6 anos por exemplo podem ficar responsáveis por misturar os ingredientes e perceber as diferenças entre eles. Para crianças de 7 anos em diante já é possível pedir para que eles mesmo messam a quantidade de cada ingrediente pedidos na receita.
Lembrando que é ESSENCIAL a presença de um adulto com a criança, esta não pode de maneira alguma manusear objetos cortantes ou fornos e fogões sem supervisão.
Algumas dicas de receitas que podem ser feitas com as crianças são pão caseiro, cookies, bolo de chocolate, sorvete e pizza.
Gostou das dicas? Que tal colocar a mão na massa e criar novas receitas junto aos pequenos?!
Comments