Vivemos esgotados, estamos sempre preocupados com a tarefa a entregar, a agenda que não fecha, e a impressão é de que 24 horas é pouco para tudo o que precisamos fazer. Com isso, o cuidado com o próprio corpo e mente ficam em segundo plano. Nesse contexto muito se recomenda o Mindfulness, mas...
O que é Mindfulness?
O Mindfulness é um estado de atenção e consciência plena do momento presente. É um exercício de foco sobre a capacidade de se concentrar no próprio “eu” e as sensações que surgirem, sem qualquer tipo de julgamento.
Tem origem nas práticas de meditação orientais, mas pode ser praticada em qualquer local - no caso atual, direciona-se para aqueles que estão na linha de frente enfrentando a pandemia, ou seja, nos seus postos de trabalho ou para quem pode, de dentro de casa.
Quais os benefícios do Mindfulness?
O Mindfulness se tornou uma técnica bastante popular entre funcionários de várias empresas por auxiliar na redução do estresse do dia a dia, melhoria das capacidades de memória e concentração e, consequentemente, aumento da produtividade.
Em geral, mesmo fora do contexto empresarial, tem-se que a atenção plena, proporcionada pelo Mindfulness, auxilia nos processos que envolvem a criatividade, rapidez de raciocínio e também no crescimento da inteligência emocional.
Isso porque a técnica influencia positivamente na maneira como compreendemos e lidamos com os problemas, conflitos, e desavenças, evitando que reações precipitadas aconteçam e tragam prejuízos emocionais.
É como oferecer ao cérebro a possibilidade de se reprogramar para reagir melhor às sensações e buscar novas ideias.
Uma das grandes vantagens do Mindfulness é justamente ser uma alternativa para as pessoas que acreditam que “não tem tempo para meditar”. É uma técnica mais rápida e, acredite – você tem 10 minutos para se dedicar e investir em você mesmo. Em geral, perdemos muito mais que isso fazendo coisas que não nos trazem nenhum benefício.
Lembre-se que é simples: basta tirar alguns minutos do seu dia, onde quer que você esteja, se concentre na sua respiração e sensações, e abandone qualquer tipo de julgamento que viver à sua mente!
O autor de bestsellers Daniel Goleman e a professora de Harvard Ellen Langer explicam hábitos simples para aplicar o conceito de 'mindfulness' no seu dia a dia.
Para muitos, o domínio da arte de se atingir a tal Mindfulness é o caminho para uma performance melhor no trabalho e uma vida pessoal mais equilibrada. Durante o evento HSM ExpoManagement, em que o Na Pratica esteve presente, o assunto foi abordado por dois especialistas: o escritor Daniel Goleman e a psicóloga Ellen Langer.
Daniel Goleman: Exercite o seu cérebro
Para Daniel Goleman, psicólogo e autor dos bestsellers 'Foco e Inteligência Emocional', o cérebro — como todos os outros músculos do corpo humano — deve ser exercitado com frequência se quisermos que ele se desenvolva e funcione cada vez melhor. Como forma de aguçar o foco e alcançar a plenitude de consciência, ele propõe o seguinte treino: sente com o corpo ereto em uma posição confortável, feche os olhos e foque toda atenção na sua respiração. “Não é sobre controlá-la, e sim prestar atenção em sua respiração”, explica o pesquisador. “Preste atenção no fluxo do ar que entra e sai, e sempre que sua mente começar a divagar um pouco, traga ela de volta para a respiração”, continua. Cada repetição desse exercício fortalece mais o músculo, e te ajuda a dominar a sua atenção, facilitando afastar as dispersões.
Ellen Langer: Veja as coisas de uma forma diferente
Professora de psicologia em Harvard, Ellen Langer é frequentemente considerada a 'mãe da Mindfulness'. Ela foi uma das primeiras a estudar a técnica, que costuma resumir como “a simples arte de perceber coisas novas”. Para a pesquisadora, a rotina e a visão viciada são os inimigos do estado de consciência plena. “Quando você acha que sabe e conhece as coisas, você deixa de prestar atenção” — e, consequentemente, perde oportunidades. Segundo ela, tudo está mudando o tempo inteiro, e se percebemos certa estabilidade no mundo a nossa volta é porque estamos caindo em uma armadilha da nossa mente. “Quando começamos a olhar para as coisas familiares como se fossem novas, tudo fica mais interessante”, ela defende.
Essa mudança no modo de enxergar as coisas pode ser também um propulsor da criatividade. “Um erro em um contexto pode ser sucesso em outro, basta você conseguir olhá-lo dessa forma”, ela diz. Pense no exemplo da fábrica 3M, que enquanto tenta desenvolver uma cola, acabou chegando em um produto que não tinha uma aderência permanente. A aparente falha deu origem a um novo produto, o post-it. É tudo uma questão de ponto de vista.
Mindfulness e o valor de estar vivo
"Não é curioso que estamos vivos, mas podemos viver de tal forma que a nossa vida pode passar batida?" Irlandês radicado no Brasil, físico e budista ordenado, Stephen Little é especialista em Atenção Plena (Mindfulness), formado no método “Breathworks”, na Inglaterra. Há mais de 20 anos, dedica-se a trabalhos de pesquisa e consultoria na área. É também professor da The School of Life Brasil desde sua fundação em 2013. Como voluntário, ensina Mindfulness para pacientes com HIV no Hospital Emílio Ribas em São Paulo. A seguir, Little apresenta grandiosamente um TEDx talk, vale a pena ganhar alguns minutinhos assistindo e tirar suas próprias conclusões.
Até a próxima, cuidem-se! Todo cuidado é pouco e essencial.
Lembre-se mais amor próprio, empatia, respeito, plenitude e vibrações positivas nesse momento pelo qual estamos passando. Tudo vai ficar bem, só fazermos nossa parte.
Comments