top of page
  • brunaoliveiraa3

Museus com visitas virtuais

Conforme todas as adaptações promovidas pela pandemia ocasionada pelo covid-19, as reinvenções também foram adotadas por alguns museus. Sendo assim, a alternativa foi o lançamento de visitas virtuais para que esses centros de divulgação cientifica não ficassem esquecidos. Essa inovação é, também, uma ferramenta interativa e útil para os professores que buscam modificações nas dinâmicas em sala de aula. O Museu Catavento, por exemplo, localizado em São Paulo, costuma ser uma excursão didática bastante explorada pelas escolas e, com as restrições, algumas atividades tornarem-se inviáveis, então a equipe promoveu lives pelo instagram (@museucatavento) a fim de divulgar uma visita virtual aos anexos do local, como ao Borboletário, conduzida pela bióloga Maiara Bezerra.

Já em Porto Alegre, o destaque foi para o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, em que os educadores foram responsáveis por demonstrar experimentos e explicar ciência, como o pêndulo de Foucault, nas lives.

Enquanto isso, em Minas Gerais, o MM Gerdau - Museu das minas e do Metal elevou seu patamar e obteve mais acesso do que o esperado, alcançando até mesmo outros países. Acompanhá-lo é de fácil acesso, podendo o instagram (@mmgerdau) ser utilizado para a experiência virtual. Além das ótimas explicações em fotos publicadas, o conteúdo conta com três opções de roteiro que seguem horários específicos que devem ser agendados pelo instagram ou pelo site da instituição (https://mmgerdau.org.br/).

Toda essa inovação é muito interessante e também é uma vivencia única. Devido à diversas condições, muitas pessoas não conseguiriam ir até esses museus e, agora, podem visualizar um pouco do que é oferecido. Isso também é uma oportunidade de promover maiores visitas a museus e demonstrar a importância da conservação e do estudo acerca dessas instituições.




25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page