top of page
  • Foto do escritorJulia Isaac

Que tal colorir para desestressar?

Atualizado: 3 de abr. de 2020

Olá, como vai? Mente e corpo em dia?

Ou já está cansado do mesmo? De só ouvir notícias caóticas ao redor do mundo? De ficar dentro de casa preso e ansioso ou de ter que enfrentar as ruas e postos de trabalho que não podem parar com toda essa pandemia inerente?

Muitas perguntas para se pensar não é mesmo? E que tal pensar em só uma coisa? C O L O R I R !

Tudo começou em 2013, na França, quando Johanna Basford lançou a série “Secret Garden”, uma coleção de livros para colorir destinada aos adultos, mas que é aberta e aplicável aos jovens que andam desde cedo enfrentando problemas relacionados ao estresse, ainda mais no momento em que vivemos.

Os livros “antiestresse” para colorir, como ficaram conhecidos, foram criados como uma forma de arte-terapia. O público-alvo são aquelas pessoas que trabalham o dia todo e precisam encontrar, em meio ao tempo escasso, uma maneira de relaxar. O que é importante ressaltar: a atividade vai muito além de uma mera distração, constitui-se uma verdadeira terapia para o cérebro.

Ocupando páginas inteiras, os livros trazem séries de cenas requintadas, desenhos complexos, extremamente elaborados e detalhados. Cada ilustração foi cuidadosamente planejada, resultando em um emaranhado de figuras constituídas por padrões repetitivos que exigem dedicação e atenção dos leitores, possibilitando que cada um dos novos artistas crie uma obra única.

Segundo os criadores e os próprios leitores, colorir ajuda a diminuir a ansiedade, estabiliza o humor, aumenta a capacidade de atenção, é extremamente relaxante e pode até servir como um auxílio para dormir.

Segundo Johanna Basford, editora da série “Secret Garden”, os livros exigem dedicação e para isso é necessário que o indivíduo se desligue de seus problemas e concentre todas as suas energias no colorido. Essa atitude facilita o encontro consigo mesmo, permite um momento de silêncio e contemplação, raro nos dias de hoje; além disso, corrobora para a retomada de vivências da infância e um sentimento de nostalgia que pode ter ação benéfica na vida do indivíduo, contribuindo para a redução do estresse e desenvolvendo a memória e capacidade criativa.


A ciência explica os benefícios de colorir

Esse tipo de arteterapia está sendo pesquisada pelo neuropsicólogo Dr. Stan Rodski, o qual desenvolveu um livro de colorir especificamente para trabalhadores estressados. Segundo Rodski, quando o indivíduo está concentrado em uma imagem colorindo, o seu cérebro pode sofrer alterações nas redes neurais comportamentais. Isso ocorre porque, durante a atividade, o nível de adrenalina no cérebro é reduzido e o nível de dopamina, um neurotransmissor capaz de melhorar funções cerebrais como memória, cognição, emoções e sistema de recompensa, aumenta.


Que tal começar?

Não há regras ou instruções. Não é necessário ser um artista, nem entender sobre pinturas. Não é preciso dispender bastante tempo. Ou seja, não existem restrições.

Não perca tempo, juntas suas canetas, lápis e não menos importante, sua criatividade! Depois conte-me através de nosso e-mail sobre os resultados, estarei aguardando. Lembrando que tá tudo bem pintar para fora da linha, não ser inteiramente colorido ou até não desestressar realizando a atividade. Cada um é único e se expressa de maneira única. Independente do resultado, o importante é se divertir colorindo.


Aqui vão alguns sites cheios de imagens gratuitas para que você possa imprimir e colorir: https://www.pinterest.at/pin/497999671273948102/;

Ps. Se preferir, há como comprar o livro físico online e fazer a entrega direto para sua casa, através de lojas virtuais como: Americanas, Submarino, Amazon, entre outros.


Você também pode fazer isso diretamente do celular, através de aplicativos:

- Happy Color;

- Livro de Colorir para mim;

- Pintar por Número.


Caso ache mais fácil, aqui estão uns exemplares para que possar começar já:












123 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page