Você sabe o que é saúde mental? Já parou para se preocupar com a mesma hoje?
Em tempos de pandemia, gerado pelo novo Coronavírus (Covid-19), uma das medidas tomadas pelos governos de vários países foi o isolamento social, ou seja, estudantes, comerciantes, fabricantes, profissionais independentes, pais e filhos se viram obrigatoriamente de quarentena, tiveram suas rotinas paralisadas e dessa forma, rodeados de dúvidas e incertezas que afloram neste momento tão delicado.
Saúde mental é:
- Sentirmo-nos bem conosco próprios e na relação com os outros. - Sermos capazes de lidar de forma positiva com as adversidades.
- Termos confiança e não temermos o futuro.
- Mente sã em corpo são!
A saúde mental e a saúde física são duas vertentes fundamentais e indissociáveis da saúde.
Quando foi a última vez que você se permitiu ficar em paz, sem se preocupar com o trabalho, problemas familiares ou de relacionamento, e seus afazeres para o dia seguinte? Em certa parte, o isolamento social que estamos enfrentando nos dá algum tempo para se refletir sobre tais questões, pode-se dizer que no início do decreto as pessoas até tiveram pensamentos bons - como um descanso do trabalho, pausa nos estudos ou mais tempo para fazer o que se tem vontade, dentro do possível - que vêm concomitante à quarentena, contudo, certo tempo depois de confinamento, nossa mente abre espaço para pensamentos ruins - o ócio, a frustração, o sentimento de perca de liberdade, a falta de interação interpessoal, o medo do vírus Covid-19, de infectar e ser infectado, a paralisação dos trabalhos e estudos dos membros da família e a consequente preocupação com a economia da casa etc - e é aí que mora o problema, muitas vezes invisível na fragilidade da nossa saúde mental. Mas lembre-se que medo e ansiedade são naturais e esperados em situações de crise como essa, então como agir?
Pensando nesse cenário atual, juntamento com o fato de que o Brasil é o país em que há mais ansiosos do mundo, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), elencamos algumas ações para se por em prática nesse tempo de quarentena. As atividades dos mais variados tipos que apresentaremos a seguir, podem ser aplicadas à distância e valem para qualquer tipo de público, visto que trabalhará com a saúde mental de todos que estão fazendo sua parte ficando em casa.
A partir do que você considera importante e faz conectar-se com coisas boas, crie um check-list com estratégias para reduzir o tédio na fase de isolamento, como:
- Se a ansiedade subir demais, faça uma lista das coisas boas que estão em seu controle e de coisas que não pode controlar, afinal, pensamentos catastróficos não nos ajudam neste momento, então, para tomarmos perspectiva e sairmos desse emaranhado de sentimentos e pensamentos devemos notar que estamos ansiosos, e trocar a frase: ''Eu sou ansioso'', pela frase ''Eu estou tendo um pensamento de que estou ansioso'';
- Aumente a comunicação com pessoas queridas, escute-as e compartilhe suas angústias, se a pessoa estiver longe, há inúmeros sites que realizam chamadas por vídeo para um grupo de pessoas, como o Zoom, Google Hangouts Meet, Skype etc, lembre-se que as pessoas estão passando pelo mesmo que você, portanto, compartilhar e escutar pode ser validador e acolhedor;
- Tire do papel aquele projeto que por falta de tempo você nunca conseguiu colocar em prática, como tocar aquele instrumento musical que sempre quis aprender, expressar dons artísticos de desenho, pintura, escrever poemas, histórias e poesias, fazer filmes caseiros, aprender novos idiomas, fazer alguns cursos EAD, universidades e empresas de todo mundo estão oferecendo gratuitamente cursos, exemplo da Harvard (link para acesso: https://online-learning.harvard.edu/catalog) ou também explorar mais consciência ambiental criando sua própria composteira doméstica (link para vídeo demonstrativo: https://www.youtube.com/watch?v=URI6evoQ-NM), montando sua própria horta (link para vídeo demonstrativo: https://www.youtube.com/watch?v=ezMJqjKCo3I), você verá como é incrível colher literalmente frutos do seu próprio trabalho, a criatividade também é bem-vinda para se reutilizar coisas que jogaríamos fora (link para vídeo demonstrativo: https://www.youtube.com/watch?v=XcU633s5OL0) etc;
- Acesse sites confiáveis com notícias boas sobre o Covid-19, como empresas doando mantimentos e testes para a população, contudo também é importante conectar-se com grupos de pessoas em redes sociais em alguns momentos do dia, pois o tempo inteiro a internet nos bombardeia sobre o Covid-19, aumentando nossa tensão neste momento delicado;
- Faça uma playlist com músicas que deixem você alegre, ligue o som e cante junto, separe filmes, séries e documentários que façam refletir sobre outras questões que norteiam o mundo ou que apenas faça ir para outra realidade por aqueles minutos, ps. a companhia das pessoas da casa é apreciável para que possam discutir posteriormente;
Vale lembrar também que além da saúde mental, é importante manter a saúde física ativa para que corpo e alma trabalhem em harmonia, logo, a sugestão é:
- Antes de qualquer atividade física de intensidade, realize alongamentos:
- Logo após, faça exercícios físicos sem precisar sair de casa seguindo instruções como em sites ou aplicativos ou vídeos especializados no assunto (https://portaldietaetreino.com/exercicios-casa/ ou ''Exercícios em casa - sem equipamentos'' - classificado 4,8 estrelas - ou https://www.youtube.com/user/exercicioemcasa, respectivamente). A prática de exercícios físicos estimula a liberação do hormônio da felicidade – a dopamina – em nosso corpo.;
- Realizar meditação também é uma forma de mantermos calmos, e é na calmaria que conseguimos coletar pensamentos e traçar planos de ação. Quando nos tratamos bem e cuidamos de nós mesmos, podemos ultrapassar qualquer obstáculo.
Devido a sua popularização, já existem meditações para problemas específicos, como ansiedade, pensamentos ruins e falta de prosperidade.
Com a mente quieta e silenciosa, conseguimos administrar as situações cotidianas com coerência. Dormimos melhor. Aprendemos a controlar nossos pensamentos, separando o que é bom e ruim. Com tranquilidade, podemos realizar atividades multitarefas e permanecer em ambientes estressantes por mais tempo. Tudo isso porque a meditação constrói uma espécie de camada protetora ao redor da nossa mente. Desse modo, não deixamos qualquer coisa passar por lá.
Se possível, consulte um psicólogo, os mesmos estão oferecendo serviços à distância por vídeo chamadas ou telefonemas. Todos precisamos de terapia.
O psicólogo pode nos ajudar a organizar nossas vidas e administrar nossas emoções. Com o acompanhamento psicológico, descobrimos detalhes sobre nossa personalidade e porque somos do jeito que somos. É sempre bom nos descobrirmos, redescobrirmos e nos aplicarmos. Dessa forma, podemos melhorar o nosso desempenho profissional, fortalecer relacionamentos e desenvolver o amor-próprio, entre muitos outros benefícios para a saúde emocional. Pode-se encontrá-los online através de plataformas como: https://www.vittude.com.br/, https://www.psicologiaviva.com.br/ etc.
Por hoje é só, mas logo mais teremos novas publicações interativas que serão postadas para continuar os trabalhos com a saúde mental de todos dentro e logo mais, fora de casa, assim que essa fase de isolamento social passar. Fiquem atentos às outras publicações do site. Um abraço virtual e cuidem-se.
Comments