top of page
Foto do escritorfloramrfm

A Família Salticidae - As Aranhas Saltadoras

As aranhas saltadoras ou aranhas papa-moscas, como são popularmente chamadas, são aranhas (Ordem Aranea) pertencentes à família Salticidae, que engloba cerca de 500 gêneros e cerca de 500 mil espécies distribuídas por todo o mundo, sendo muito comuns em nosso dia-a-dia.

Os indivíduos adultos desse grupo podem atingir um tamanho de até cerca de 1,5 centímetros. Além disso possuem grande quantidade de pelos pelo corpo, inclusive em suas pernas; podem ser identificadas pelos olhos, sendo 1 par maior frontal e 1 par menor em cada lateral do cefalotórax (estrutura resultante da fusão entre abdome e cabeça), totalizando 6 olhos; E apresentam uma variação imensa de cores a cada espécie.


Mas afinal, essas aranhas representam algum risco para seres humanos?

A resposta é não! Até hoje não se tem registrado nenhum caso fatal com aranhas saltadoras!

Essas aranhas se alimentam de insetos e outras aranhas e, apesar de produzirem e injetarem toxinas, elas são letais apenas para suas pequenas presas, não representando riscos para nós nem para animais de estimação. Mesmo se formos picados por uma delas, o máximo que poderá nos acontecer é apresentar uma leve irritação na área e reação alérgica local. Porém, é importante ressaltar que são raros os casos de picadas dessas pequenas, pois caso se sintam ameaçadas tentam fugir aos saltos, portanto a picada só é usada em último caso.


Por que é interessante não matar aranhas papa-mosca?

Como o próprio nome diz, esses aracnídeos tem o costume de se alimentar moscas, além de outros pequenos insetos que podem ser prejudiciais aos humanos como mosquitos que atuam como vetores de doenças, filhotes de escorpião, lacraias, formigas, aranhas que representam alto risco como a viúva-negra e outras espécies próximas.


Afinal, as aranhas saltadoras não são más, como muitos pensam sobre todas as aranhas! Muito pelo contrário, elas nos ajudam muito em nossa proteção contra insetos prejudiciais.

E, cá entre nós, elas parecem bem amigáveis, não?



1.010 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page