O mundo é composto por milhares de espécies, sejam elas de animais, plantas, fungos ou microrganismos e a cada dia uma nova espécie é descoberta e catalogada. Mesmo assim, a magnitude do planeta Terra é tão esplêndida que muitas vidas permanecem desconhecidas.
Um novo estudo conduzido por Mario Moura e Walter Jetz, dois pesquisadores da Universidade de Yale, mapeou os lugares mais prováveis ao descobrimento de novas espécies, sendo a Bacia Amazônica líder nas estimativas. Os pesquisadores afirmaram que os grupos dos répteis e dos anfíbios têm o maior potencial para a descoberta, entretanto os financiamentos giram, principalmente, em torno dos mamíferos e das aves. Vale ressaltar, também, que esse ensaio estuda apenas animais vertebrados.
Os locais com mais chances de revelar novos animais são o Brasil e a Colômbia na região Amazônica, a Austrália, Madagascar e Indonésia. Além do mais, essa descoberta reforça a importância da política e suporte internacional para as pesquisas taxonômicas.
(© Mario Moura et Walter Jetz, Nat Ecol Evol (2021))
Yorumlar