top of page
Foto do escritorAnita Seneme Gobbi

Albatrozes do gênero Thalassarche

Mollymawks, ou albatrozes do gênero Thalassarche, é um grupo que abrange albatrozes de tamanho pequeno até médio. Por conta da semelhança entre as 11 espécies (T. melanophris, T. impavida, T. chrysostoma, T. bulleri, Thalassarche platei, T. salvini, T. eremita, T. steadi, T. cauta, T. chlororhynchus e T. carteri)que se encontram nesse gênero, nem sempre é possível identificá-las à olho nu, nem mesmo com guias especializados.

A principal forma de identificação utilizada é a partir das plumagens, visto que ocorre mudanças nas características das penas de acordo com o envelhecimento dessas aves.

O primeiro ciclo, que ocorre até um ano após a estruturação da asa capaz de levantar voo (em inglês, chamado de fledging), é reconhecido pela plumagem uniforme, o que indica que se trata de um juvenil (imagem 1). Entre um ano e um ano e meio após o fledging, inicia-se o segundo ciclo, onde as características das asas juvenis permanecem na parte de cima das asas, mas é possível notar mudanças na plumagem, não é mais uma plumagem uniforme (imagem 2). O terceiro ciclo, que ocorre entre um ano e meio até dois anos e meio após o fledging, a maioria das penas juvenis já foi substituída, com a presença de penas juvenis somente na “ponta” da asa (imagem 3). No quarto ciclo as penas da “ponta” da asa, ou seja, da parte externa, sofrem mudança (imagem 4). Essas aves permanecem tendo mudanças de plumagem durante toda sua vida a cada dois anos.


Imagem 1: asa de um albatroz-de-sobrancelha no ciclo 1.


Imagem 2: asa de um albatroz-de-sobrancelha no ciclo 2.

Imagem 3: asa de um albatroz-de-sobrancelha no ciclo 3.

Imagem 4: asa de um albatroz-de-campbell no ciclo 4.


Imagem 5: albatroz-de-sobrancelha nos 4 diferentes ciclos



HOWELL, Steve N. G.; ZUFELT, Kirk. Oceanic Birds Of the World: a photo guide. 7. ed. New Jersey: Princeton University Press, 2019. 286 p.


11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page