top of page
Mariana Aguilar Pariz

Aprendendo e ProgrAMANDO

Quando você escuta a palavra programação tem tendência a torcer o nariz ou criar um cenário imaginativo de adolescentes "nerds" com mega mentes super extraordinárias, de Q.I. acima de 130 manuseando computadores de última geração?

Se sim, compartilhamos o mesmo sentimento em algum momento antes de eu conhecer a plataforma https://studio.code.org/courses; se não, achei genial e tenho certeza que você já conhece ou se abrirá para essa experiência divertida e gratuita com a progamação.


Nesta plataforma - acessível também em português brasileiro - estão disponíveis cursos para diversas idades nos quais, através da interação com personagens e games (Alguns familiares como: Angry birds e Plant vs Zombies), é possível trabalhar conceitos computacionais tais como abstração, reconhecimento de padrões e algoritmos; assim como, orientação espacial: direita, esquerda, lateralidade, criação de histórias e jogos e conceitos científicos da área de biologia (s2) que podem partir da interação com atividades como, por exemplo, as propostas na fase da Abelha: https://studio.code.org/s/course3/stage/6/puzzle/1.


Outra plataforma gratuita que utiliza a programação em blocos como ferramenta para aguçar o lúdico e a criatividade é o Scratch https://scratch.mit.edu/. Este programa pode ser utilizado online ou realizado download e, a partir da criação, podem-se desenvolver jogos, histórias, quiz de qualquer assunto, etc.. A plataforma oferece uma gama de blocos, personagens e cenários que poderão ser manuseados a critério da proposta educativa. Devido ao fato de o resultado da programação ser traduzido em um cenário que utiliza o plano cartesiano, o Scratch pode ser uma divertida maneira de introduzir conceitos matemáticos como coordenadas, medidas em graus e até mesmo para trabalhar história e filosofia das ciências ao abordar René Descartes (idealizador do plano cartesiano).

Muitos dos personagens disponíveis para utilização do programa são animais e cenários naturais, abrindo e despertando para um mundo de oportunidades para aprender conceitos como interações ecológicas, morfologia animal, etc..


Por fim, e muito legal também rssss, existe uma comunidade mundial de programadores e programadoras de todas as idades o que favorece uma atmosfera de muita troca. Existem diversos tutoriais gratuitos para educadoras(es) e família e as possibilidades são infinitas e acessíveis.


Compartilhem conosco as experiências :)


Um abração virtual para todas e todos!




31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page