Poesia é a arte de expressar, por meio de palavras, sentimentos intrínsecos ao autor, também nomeado poeta. Sua origem literária demonstra que seus versos são dispostos de maneira a serem recitados como um canto, levando em conta estética, métrica e rima. Mas, além disso, poesia é criação e refúgio.
Em tempos incertos de pandemia e crise, surge, ainda mais, a necessidade de reinvenção. Ficar isolado do mundo e passar por uma mudança repentina de rotina leva à exaustão mental, ansiedade e estresse. Logo, a busca por novos meios de distração se tornou um plano principiante nesse momento, como aponta o jornal do campus.
A partir disso, hobbies, como escrever, são um plano de demonstrar emoções, desabafar e criar relatos. A poesia ajuda a reorganizar pensamentos, instiga a criatividade e é uma arte atemporal que maximiza a beleza e complexidade da vida. Assim, é uma atividade que pode ser aperfeiçoada e valorizada na quarentena e para a vida toda. É uma criação livre que depende apenas da maiêutica do autor e pode se tornar um “bálsamo espiritual”, como disse Allie Esiri.
Para realizar sua própria poesia não há limites para a criatividade: sente-se confortavelmente em um local de paz e expresse todos os seus sentimentos. Use figuras de linguagem e inspire-se nos grandes poetas.
Exemplo de soneto para inspiração:
Olavo Bilac fez parte da escola literária Parnasianismo e escreveu um conjunto de sonetos denominado Via Láctea, sendo o de número XIII (Ora direis ouvir estrelas) consagrado como a parte mais famosa da coleção "Poesias", publicada em 1888.
Soneto Ora direis ouvir estrelas
"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto...
E conversamos toda a noite, enquanto A via-láctea, como um pálio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: "Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo?"
E eu vos direi: "Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas."
Comments