Quando falamos em obras de arte uma das primeiras coisas que vem a nossa mente são os museus. Onde é que essas obras estão expostas? Quanto será a entrada?
Mas o que muitas pessoas ainda não sabem é que arte não fica só em museu, não!
um movimento chamado de "Street Art", ou Arte de Rua está se tornando cada vez mais comum em nossas vidas. Essa expressão se refere a qualquer tipo de manifestações artísticas que são apresentadas e desenvolvidas em um espaço público.
Essa arte pode vir de várias formas, através de apresentações de dança, música, teatro, e até mesmo de imagens. As imagens podem ser criadas de várias formas, através de grafites, colagens, estêncil ou cartazes.
A Arte de Rua é livre, mas muitas vezes trabalha temas sociais e políticos em suas instalações. E com o cenário que estamos vivendo hoje os artistas tiveram que se adaptar e tentam ajudar a sociedade de alguma forma. Artistas como Leonardo Mareco, de 22 anos, e o consagrado grafiteiro, artista plástico, Eduardo Kobra, estão utilizando suas artes para tentar conscientizar e ajudar a população nesse período.
Leonardo Mareco, é autor da obra "Genocida", localizada no bairro Cophavila 2, em Campo Grande (MS). Na imagem é possível ver um grafite de um homem, vestido com mascara e luvas, segurando um estilingue com um vírus como munição. O homem parece mirar nas pessoas que passam na rua.
Foto: Leonardo Mareco/Arquivo Pessoal
Já o artista plástico cobra, criou um mural onde aparecem cinco crianças utilizando mascaras com símbolos religiosos do islamismo, budismo, cristianismo, judaísmo e hinduísmo. Fazendo uma homenagem as vítimas da Covid-19. O artisita também fez a venda de cinco obras para arrecadar dinheiro para sem-tetos em São Paulo (SP).
Foto: Reprodução/Instagram
E agora conta para gente, você vê muitas Artes de Rua da sua janela ou quando vai dar aquela saidinha para o mercado? Aproveita que a rua é livre, mas vai com segurança, não esquece sua mascara!!
Comments