top of page
sofiamarcela1

Barbara McClintock - Mulheres na ciência

Barbara McClintock foi uma geneticista americana nascida no dia 16 de junho de 1902, Barbara formou-se na Universidade Cornell em Ithaca, Nova Iorque e estudou por anos os genes do milho.



Em 1948, ela descobriu que alguns elementos genéticos, poderiam mudar de posição em cromossomos o que poderia causar a ativação ou desativação de genes. Esses elementos foram chamados de “transposons” ou elementos transponíveis e Barbara notou, que no genoma do milho, os elementos transponíveis representam 85% de todo o DNA e que causava alterações na coloração dos “grãos” de milho.


Variegação do milho (fonte na imagem)


Antes disso, esses elementos eram considerados “junk DNA” ou seja, eram interpretados como DNA que não era útil já que não codificam para proteínas ou acreditava-se que não tinham nenhuma função.

Barbara ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina pela descoberta de transposons, em 1983, mais de 30 anos depois da sua descoberta!

Atualmente, sabe-se que seres procariotos e eucariotos possuem elementos transponíveis, que podem modificar inclusive a nossa expressão gênica.

O microscópio de Barbara está atualmente em exposição no Museu Nacional da História Americana em Washington.



Faça ciência como uma mulher!

Um agradecimento especial para a Prof. Dra. Claudia Barros Monteiro Vitorello da ESALQ- USP, que faz questão de nós contar um pouco da historia da ciência em cada aula!


Fontes:

https://www.lindahall.org/barbara-mcclintock/




60 visualizações1 comentário

1 Comment


Rafael Henrique Swa
Rafael Henrique Swa
Oct 30, 2020

Adorei saber um pouquinho mais <3

Like
bottom of page