top of page
Foto do escritorLucas Mora

Benefícios do Teatro

O texto de hoje será sobre os benefícios que a prática desta arte pode trazer às crianças. Além disso, contaremos também com algumas atividades que podem ser desenvolvidas e que têm como base as práticas teatrais.


Benefícios do Teatro

Muitos consideram o teatro como uma atividade que desenvolve habilidades de socialização e interação das crianças com os indivíduos ao seu redor. Além disso, essa prática pode auxiliar no processo de alfabetização dos pequenos, uma vez que os coloca em contato com leitura e interpretação. Outro benefício é o estímulo a imaginação e criatividade das crianças, para que possam estruturar de maneira abstrata aquilo que lhes está sendo contato em uma história por exemplo ou determinada cena que irão interpretar. Em muitos casos, as ações desenvolvidas no palco imitam as interações reais entre indivíduos. Sendo assim, o teatro pode auxiliar as crianças a se tornarem indivíduos com mais empatia, por propiciar que se coloquem no lugar de outra pessoa.




Atividades Teatrais

Deu para perceber que são inúmeros os benefícios que o teatro pode trazer as crianças, certo? Confira agora algumas atividades que podem ser feitas de maneira prática e com materiais bem simples e que têm como base os conceitos teatrais.


1-Zip-Zap-Zum! (Faixa etária recomendada: a partir de 10 anos)

O objetivo da atividade é desenvolver a atenção das crianças. Para sua realização não é necessário nenhum tipo de material, apenas pedir para que as crianças, em pé, formem uma roda.

O jogo consiste em passar um movimento e um som entre as pessoas.

Uma pessoa começa o jogo passando o primeiro movimento (uma palma em seta) para outra pessoa do roda, apontando a palma de seta para a pessoa e falando: ZIP

O aluno que receber a palma deverá fazer o mesmo procedimento, mas dessa vez mirando em outro aluno e falando a palavra: ZAP

Por fim, o aluno que receber o ZAP deverá mirar em outra pessoa e dizer: ZUM

Aquele aluno que mirar por engano ou não for rápido o suficiente para passar o movimento para outra pessoa sai da roda. O jogo termina quando restarem apenas 3 pessoas na roda.


2-Congela (Faixa etária recomendada: a partir de 11 anos)

Para essa atividade o professor deve pedir uma sugestão de lugar e situação à plateia. Feito isso, dois ou três alunos começam a encenar a situação que lhes foi dada. Passado alguns minutos ou quando a cena parece estar acabada ou em seu clímax, o professor deve gritar: CONGELA! Os alunos devem ficar imóveis e em seguida um outro aluno deverá entrar em cena e tocar em uma das pessoas do palco. A pessoa tocada deverá descer e o aluno que a tocou assumirá seu lugar, dando início a uma nova cena com um contexto totalmente diferente. Recomenda-se o término do atividade quando ao menos todos os alunos já tiverem subido no palco.


3-Jogo do Alfabeto (Faixa etária recomendada: a partir de 8 anos)

A atividade consiste em dois alunos em uma cena, o lugar e a situação podem ou não serem dadas pela platéia. A primeira fala deve começar com a letra A, a segunda com a letra B e assim por diante. Os dois alunos vão desenvolvendo a cena até que um deles erre a ordem do alfabeto ou não consiga pensar em uma fala que comece com a letra em questão. Quando isso acontece, outro aluno sobe ao palco, devendo mudar totalmente o contexto da cena e continuar sua fala da letra que foi interrompida anteriormente. Essa atividade não tem tempo estipulado, sendo recomendado seu término quando, pelo menos, todos os alunos subiram ao palco ou o alfabeto foi falado ao menos 3 vezes.


31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page