top of page
Foto do escritorLucas Mora

Densidade do Ovo

Na hora de fritar ou cozinhar um ovo você já ficou em dúvida se ele estava ou não estragado? Com esse experimento super simples você conseguirá rapidamente descobrir, por meio dos princípios da densidade, se o ovo está ou não bom para o consumo.


MATERIAIS:

  • ovos crus

  • copos de vidro

  • sal

  • uma colher

  • água


MODO DE PREPARO:

I- Coloque água em um dos copos e adicione o ovo, observe se ele afunda ou flutua

II-Em um segundo copo coloque a mesma quantidade de água, adicione sal e misture bem. Coloque o ovo e observe seu comportamento novamente.

III-Depois, em um terceiro copo, adicione partes iguais da água pura e da água com sal. Jogue o ovo no recipiente e confira como ele irá se posicionar

IV-Alterne as quantidades de água doce e água salgada nos três copos e observe a movimentação dos ovos dentro dos copos.


O QUE ACONTECEU?

No primeiro caso, o ovo afunda, pois sua densidade é maior que a da água. Ao adicionar sal, a densidade da água aumenta, tornando-se maior que a do ovo e, o que faz com que ele flutue. Quanto mais sal for acrescentado na água, mais sua densidade aumentará e mais próximo à superfície o ovo ficará.

Esse experimento serve para analisarmos se o ovo está ou não estragado. Se ele afundar, significa que ele está fresco e pode ser consumido. O ovo recém-posto pela galinha fica quase todo cheio em seu interior, restando apenas uma pequena quantidade de ar, por isso afunda. Com o passar do tempo, o ovo perde água através dos poros da casca, se tornando menos denso. Quanto mais tempo passa, mais a quantidade de ar dentro dele aumenta. Portanto, se o ovo flutuar na superfície do recipiente com água pura, ele não deve ser consumido pois estará estragado.

636 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page