top of page
Foto do escritorEttore Ambrozio de Oliveira

Freando a mortalidade infantil !

A taxa de mortalidade infantil representa o número de crianças que faleceram antes de completar um ano de vida a cada mil crianças nascidas vivas, no período de um ano de análise. Como um exemplo, no ano passado tivemos uma taxa de 12,4 crianças que faleceram antes de completar um ano de idade a cada 1000 crianças nascidas vivas no Brasil.



Este número, apesar de representar uma quantidade representável, reduziu muito ao longo das últimas décadas, e isto ocorreu por diversos motivos e ações que garantiram à população brasileira um maior acesso aos serviços de saneamento básico, aconselhamento materno, conscientização sobre a importância da vacinação e houve um maior investimento em pesquisas relacionadas à estes temas.

No link: http://www.turminha.mpf.mp.br/explore/direitos-das-criancas/saude/direito-a-saude/como-reduzir-a-mortalidade-infantil ; podemos encontrar uma conversa entre a Brenda de 11 anos e um professor, onde ela faz uma pergunta que parece muito simples, mas que carrega muito conhecimento por trás e requereu uma grande experiência prévia do professor.

No momento em que vivemos atualmente, de uma grande polarização política, social e uma grande descrença na ciência, muito movimentos, como o anti-vacinas, ganharam força, colocando em risco à vida de muitas pessoas e trazendo questionamentos que muitas vezes deixaram de ser discutidos com toda a população, como por exemplo como e porque é importante realizar a vacinação.

Após o início da campanha de vacinação iniciada no Brasil, houve grande queda no número de incidências e casos de inúmeras doenças que afetavam principalmente crianças, além da erradicação da poliomelite e da eliminação da circulação, dentro do território brasileiro, do sarampo e da rubéola durante alguns anos. Apesar de haver casos destas doenças sendo trazidas de fora, podendo afetar novamente a população brasileira, podemos nitidamente observar a grande diferença e ajuda que as campanhas de vacinação e as vacinas proporcionam.



No link: https://noticias.uol.com.br/publieditorial/hora-de-saude/041013d/#:~:text=Esse%20foco%20na%20preven%C3%A7%C3%A3o%20foi,%2C%20t%C3%A9tano%20neonatal%2C%20entre%20outras. ; encontramos mais informações e curiosidades sobre a vacina e como ela influencia positivamente toda a população.


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page