Ter uma horta em casa nos incentiva diariamente a consumir mais vegetais e temperos naturais, produtos 100% orgânicos, não sendo, ao contrário do que muitos pensam, necessário possuir um quintal espaçoso. Além disso, a construção da horta desde o preparo dos materiais, escolha das hortaliças, das sementes e todo o cuidado ao longo do crescimento das plantas, podem ser tarefas realizadas por toda a família. Se tiver crianças em casa, essa experiência proporciona a elas mais contato com a natureza, e, o que é ainda melhor, um tempo extra com os pais. E, caso você ainda não tenha se decidido a começar a sua hortinha, lá vão mais alguns benefícios para te convencer: as hortas caseiras atuam também como decoração, deixando a casa ou apartamento mais aconchegante; também proporcionam diminuição nos gastos, pois o que seria comprado em feiras e mercados será produzido na sua casa.
Há vários tipos de hortas que podem ser feitas, muitos deles com baixo custo de produção, sendo possível até mesmo utilizar materiais recicláveis no processo. As hortinhas podem ser preparadas direto na terra, em vasos pequenos ou grandes, em partes de garrafa PET, em floreiras ou caixas de madeira ou mesmo serem no estilo horta vertical. Independente da apresentação, devem sempre ser bem vindas.
Por ocuparem, geralmente, um pequeno espaço, é recomendável o plantio de temperos em sua maioria, como orégano, tomilho, cebolinha, salsinha, manjericão e orégano, e outros tipos como alface, tomatinhos e outros.
FOTO: Slide Portas
FOTO: gvl/Getty Images
FOTO: REPRODUÇÃO / SIMPLY HEALTHY FAMILY
Foto: REPRODUÇÃO / NOT JUST A HOUSEWIFE
Fontes:
Horta em casa: o que plantar, como cultivar e cuidar.
Disponível em: <https://www.dicasdemulher.com.br/horta-em-casa/>
Comentarios