Aposto que, assim como eu, muitos de vocês têm dúvidas sobre quais materiais são realmente recicláveis e quais podemos jogar no lixo comum mesmo. Então resolvi buscar sobre o assunto e trazer um pouco pra vocês. Espero que gostem!
Peguei essa imagem e algumas dicas de um Instagram muito legal e se você se interessa por assuntos do gênero vai adorar as postagens. Confere lá no @inspira.verde.
Como vocês viram a imagem separa em Reciclável e Não reciclável os quatro tipos de materiais (Papel, Metal, Vidro e Plástico). Então agora já sabemos os quais devemos separar como recicláveis e quais jogamos direto no lixo comum (não reciclável) ou, em alguns casos, destinamos para o lixo eletrônico, como lâmpadas, pilhas e baterias.
Muito importante também é sempre lavar e secar o lixo a ser destinado a reciclagem!!!
E depois que separamos o lixo, o que fazer? Aqui vou listar 5 maneiras de encaminhar seus recicláveis para a RECICLAGEM.
1. Procure na internet por “Ponto de Entrega Voluntária de materiais recicláveis + nome da cidade” e vá até lá.
2. Procure na internet por “Cooperativa de catadores de matérias recicláveis + nome da cidade” e vá até lá.
3. Baixe o app Cataki e encontre catadores próximos á sua região para combinar a entrega de materiais (cataki.org).
4. Em cidades muito pequenas, pergunte ao pessoal de mercados e restaurantes sobre pessoas que passam por lá em busca de materiais recicláveis.
5. Procure saber se há coleta seletiva em sua cidade, se houver se informe sobre os dias de recolhimento de cada lixo. Atualizações são constantes nos sites dos Sistemas de limpeza Urbana.
(Fonte: Instagram @ inspira.verde)
Saber cuidar do seu lixo é cuidar do planeta!
Ótimo! Postagem muito relevante, todos somos responsáveis por nosso próprio lixo!!!