top of page
Foto do escritorEttore Ambrozio de Oliveira

O que é ser inteligente ?

Até pouco tempo atrás e ainda hoje, porém em menos lugares e com uma menor frequência, a inteligência era medida com um teste chamado quociente de inteligência (QI), desenvolvido pelo pesquisador Alfred Binet primeiramente e aprimorado por diversos pesquisadores após sua criação. O problema deste teste é que ele se limita apenas à medir a inteligência das pessoas na área da linguagem e matemática, o que limita muito os tipos de inteligência além de ser um teste excludente para todas as pessoas que não conseguem ou possuem dificuldade em desenvolver estas áreas de inteligência.

Com este pensamento e esta demanda por abranger todos os tipos de inteligência e pessoas, o psicólogo Howard Gardner, no início dos anos 80, desenvolveu uma pesquisa onde ele concluiu que a inteligência humana é como um quebra-cabeças composto por 9 peças, todas de mesmo valor e importância que precisam ser estimuladas durante à vida das pessoas. Estas nove peças são: linguística, lógico-matemática, espacial, pictória-existencial, musical, corporal-sinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal.


Quando nós desenvolvemos em conjunto todas estas áreas do nosso cérebro e todos estes tipos de inteligência, fica muito mais fácil para nós podermos realizar escolhas, desenvolver senso crítico e aumentar nossa capacidade de fazer escolhas melhores quando nos deparamos com diversas situações adversas. E isto diz muito quando nós paramos para analisar a origem da palavra inteligência, que é a junção de duas palavras em latim, onde a palavra inter significa "entre" e legere significa "escolher", ou seja, inteligência é a capacidade de fazer a melhor escolha entre duas ou mais situações.

Para conhecer mais sobre os tipos de inteligência e como desenvolver essas inteligências, separamos alguns textos e atividades que podem ser realizadas para aprimorar e estimular nosso cérebro.


6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page