O bioma Pantanal possui aproximadamente 150.300 km², de acordo com o IBGE, além disso, abriga 263 espécies de peixes, 41 espécies de anfíbios, 113 espécies de répteis, 463 espécies de aves e 132 espécies de mamíferos, é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e recebe o nome de "reino das águas" por ser a maior planície alagável do mundo, além disso, também abriga espécies que estão ameaçadas em outras regiões, mas se encontram em grandes quantidades no Pantanal. Todavia, mesmo com toda essa exuberância e importância, o bioma tem apenas 4,6% do seu território protegido por unidades de conservação, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.
Jaburu ou tuiuiú (Jabiru mycteria)
Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)
Quati (Nasua nasua)
Nos últimos meses, o bioma sofreu inúmeras consequências com as queimadas intensas que destruíram grande parte da biodiversidade local, até dia 6 de outubro, o fogo havia destruído 26,5% do Pantanal, segundo analistas, grande parte dos incêndios são provocados pela ação humana, o que nos leva a refletir sobre como uma região tão importante e rica não está sendo suficientemente protegida.
O tal chamado “reino das águas”, sofre intensamente com a seca e os incêndios, o que afeta as mais de 4700 espécies de animais e de plantas. Felizmente, no dia 26 de outubro, a chuva chegou ao bioma, trazendo alegria e esperança para todos aqueles que trabalhavam para apagar o fogo e resgatar os animais. Na segunda-feira, não houve nenhum foco de incêndio registrado no Mato Grosso do Sul, estado que foi mais afetado pelo fogo.
Todavia, ainda é necessário termos consciência de como as ações humanas afetam diretamente o meio-ambiente e sabermos o que podemos fazer de casa para ajudar em situações como essa. Alguns exemplos do que podemos fazer para ajudar são: compartilhar informações verdadeiras, doar para instituições que estão agindo diretamente nos focos de incêndio, assinar petições de modo a cobrar do governo atitudes, além disso, diminuir o consumo de carne e comprar produtos orgânicos também pode ajudar, visto que grande parte das queimadas são ocasionadas por ação humana para a criação de pastos ou para a plantação agrícola e principalmente tentar conscientizar o máximo de pessoas sobre a importância do meio-ambiente.
Ver tantos animais morrendo por conta do fogo sensibilizou a população brasileira de modo a exigir atitudes governamentais, além de incentivar voluntários à ajudarem. Ainda não se pode dizer exatamente quais foram os danos para a fauna e a flora, sabemos que as consequências são gigantes e talvez não seja possível reverter a situação, mas torcemos para que sirva como aprendizado para que, daqui para frente, a população brasileira comece a se preocupar mais com o meio-ambiente e a exigir mais medidas de proteção em relação aos biomas que abrigam grande parte da nossa riqueza.
Petições e Doações:
Fontes:
Muito decepcionante o que tem acontecido com nosso país... post muito importante!
Triste demais essa situação, parabéns pelo post informativo!