Já é de praxe saber que uma boa noite de sono traz uma série de benefícios para a saúde física e mental, mas foi descoberto que a qualidade do sono é mais importante que a quantidade de acordo com um novo estudo realizado com jovens adultos pelos pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia. Os pesquisadores compararam os três grandes fatores que afetam a saúde mental: sono, dieta e exercícios separadamente para saberem qual exerce papel principal na sanidade. Assim, entrevistaram mais de 1100 jovens adultos com idade entre 18 e 25 anos que foram sujeitados à pesquisas online entre 2018 e 2019, em que eram questionados sobre seu humor e bem-estar, dieta, exercícios e hábitos de sono. Os participantes do estudo moravam nos Estados Unidos e Nova Zelândia e eram um grupo misto: alguns já estavam comendo uma dieta vegetariana ou vegana, outros estavam tomando antidepressivos para problemas de saúde existentes e menos de um terço eram homens.
Assim, os entrevistados que afirmaram dormir cerca de 10 horas por noite relataram menos sintomas depressivos. Já os que dormiam menos que o considerado suficiente (8h) ou tinham sono demais (>12h) relataram mais sintomas de depressão. Com isso, foi concluído que embora a atividade física seja o segundo indicador mais claro de bem-estar, a qualidade do sono é o que os supera como o mais forte indicador de boa saúde mental. O que é surpreendente, segundo Wickham, porque as recomendações do sono se concentram predominantemente na quantidade e não na qualidade.
Desse modo, ter uma boa noite de sono não se concentra apenas na estabilidade mental, mas também o sono está intimamente ligado ao aumento de imunidade e, na verdade, o sono inadequado ou de má qualidade está relacionado a uma maior suscetibilidade de doenças. Em um estudo com 164 adultos saudáveis, aqueles que dormiam menos de 6 horas por noite eram mais propensos a pegar um resfriado do que aqueles que dormiam 6 horas ou mais por noite. Outro fator é que o sono interrompido altera o metabolismo e aumenta a capacidade do corpo de armazenar gordura. Isso porque uma noite sem dormir pode ser suficiente para fazer com que o corpo armazene gordura extra e a perca músculo.
Logo, o ideal é manter um sono de qualidade, dieta adequada e exercícios como um conjunto complexo de comportamentos inseparáveis na vida real e bem-estar.
Comments