top of page
sofiamarcela1

Você sabia que o primeiro genoma de um fitopatógeno a ser sequenciado, foi sequenciado no Brasil?


O sequenciamento genético da bactéria Xylella fastidiosa foi o maior projeto cientifico já realizado no Brasil até o início dos anos 2000, o projeto teve inicio no dia 14 de outubro de 1997 pela FAPESP recebendo apoio do Fundo Paulista de Defesa da Citricultura e um investimento de 15 milhões de dólares. Os responsáveis pelo sequenciamento foram os pesquisadores da Organização para Sequenciamento e Analise de nucleotídeos em 35 laboratórios e cerca de 200 pesquisadores no Estado de São Paulo.


Os quase 200 cientistas responsáveis pelo Projeto Xylella (https://bv.fapesp.br/linha-do-tempo/1206/genoma-xylella/)


A Xylella é responsável pela clorose variegada dos citros (CVC), chamada popularmente de amarelinho, que na época, afetava 34% dos pomares de laranja.

No dia 21 de fevereiro de 2000 os pesquisadores foram homenageados com fogos de artificio no centro de São Paulo, e havia banners espalhados pelo bairro do Bom Retiro com a mensagem “São Paulo se orgulha de seus cientistas”.

A publicação da Revista Fapesp nos anos 2000 a respeito da noite diz que : “Naquela noite os pesquisadores da Xylella viram-se, em clima um tanto hollywoodiano, cercados por flashes de câmaras fotográficas, luzes coloridas saídas de sky-tracers de raios laser, e fumaça de gelo seco, enquanto caminhavam sobre o tapete vermelho dentro do túnel high-tech de nylon branco especialmente montado para a ocasião, que os conduzia da Praça Júlio Prestes ao Complexo Cultural. E havia monitores de tv exibindo logomarcas do governo do Estado de São Paulo, da FAPESP e do Programa Genoma, videowall, projeções multimídia, telões no hall do Complexo mostrando a entrada dos convidados, múltiplos elementos, enfim, de uma completa parafernália tecno-estética destinada a fazer aquela noite memorável.”

Os pesquisadores de varias cidades do Estado de São Paulo receberam troféus, medalhas e diplomas do mérito cientifico e tecnológico pelo Governo do Estado. O então governador do Estado, Mario Covas, tinha anunciando 3 dias antes em uma coletiva de imprensa “Só há 15 grupos de montada e irrepreensível coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, a pesquisa no mundo que concluíram o sequenciamento de microrganismos, e o grupo do Brasil é um deles”

Além da homenagem em São Paulo, os cientistas foram homenageados em Brasília, no Palácio da Alvorada, com a recepção do presidente Fernando Henrique Cardoso no dia 25 de fevereiro de 2000.


Logo no início da cerimônia, seu apresentador, o jornalista Joelmir Beting, disse que a entrega dos prêmios aos cientistas deveria ser vista “não como a fita de chegada, mas como um tiro de partida para novas conquistas”. O conhecimento, ressaltou, “tornou-se finalmente a nova riqueza das nações”. O público que lotava a Sala São Paulo assistiu em seguida a um vídeo de oito minutos sobre o projeto Xylella .


O Genoma Xylella foi o primeiro sequenciamento de um fitopatógeno (organismo causador de uma doença em uma planta de importância econômica) e ganhou visibilidade internacional, por meio de artigos e comentários na revista Nature e The Economist e no jornal New York Times.


Capa da Revista Nature do dia 3 de Julho de 2000 (https://www.nature.com/articles/466295a.pdf)


Nesse link é possível conferir todos os cientistas que participaram do projeto, inclusive a Prof. Dr. Claudia Vitorello da ESALQ-USP, além de conferir o texto inteiro sobre essa noite 😊


Fontes:

https://revistapesquisa.fapesp.br/xylella-concluido-o-genoma-da-bacteria

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page