top of page
Foto do escritorEttore Ambrozio de Oliveira

Volta às aulas presenciais: será que já podemos ?

Apesar do grande número de casos e mortes diárias que ainda estão ocorrendo no Brasil por conta do vírus COVID-19, o retorno das aulas presenciais no Ensino Básico está sendo cada vez mais discutido, tanto nas Escolas Particulares quanto nas Escolas Públicas e Estaduais. Porém, quais são os riscos e malefícios que a volta às aulas presenciais podem trazer ? Um alerta feito durante um webinar, realizado pela Agência FAPESP em parceria com o Canal Butantan do YouTube (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rt2RPUJJfxs), nos trás uma reflexão muito interessante em relação aos idosos e pessoas de grupo de risco que convivem e estão dia-a-dia muito próximas dos jovens que voltariam às aulas presenciais.

Apenas na cidade de São Paulo, mais de 20% dos idosos residem com crianças e jovens em idade escolar, o que pode ser muito perigoso quando consideramos que os jovens e crianças normalmente permanecem assintomáticos durante o contágio pela COVID-19, e que apenas as mortes de idosos representam aproximadamente três quartos (+-75%) de todas as mortes causadas pelo corona vírus no mundo. Além do contato com pessoas nas ruas, transportes, mercados e diversos estabelecimentos que estes jovens, professores e funcionários terão com mais facilidade quando estiverem a caminho da escola, no horário de almoço e na volta para casa.

Todos os fatores que influenciarão não só estes jovens, mas todas as pessoas ao redor e que têm contato com eles, devem ser levados em conta quando se trata da volta às aulas presenciais, e nós como educadores, pais, alunos e cidadãos, devemos também refletir com muita cautela sobre o que deve e o que será feito até a COVID-19 estar totalmente sob controle.


Leia a matéria da Agência FAPESP na íntegra através do link:



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page