Não precisamos ficar sem aprender só porquê estamos de quarentena!
É muito importante manter uma rotina de aprendizagem mesmo dentro de casa, até porque não estamos de férias. Pensando nisso, juntamos uma série de atividades educacionais que podem ser realizadas com as crianças no conforto do nosso lar.
Na atividade dessa semana, em homenagem ao dia do meio ambiente, vamos aprender a fazer compostagem de um jeito bem fácil em casa, confira!
Atividade 9 - Compostagem
Primeiro vamos entender o que é compostagem:
Segundo o site do Ministério do Meio Ambiente, a compostagem é a "reciclagem dos resíduos orgânicos": é uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, etc) em adubo. É um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico.
A compostagem é uma forma de recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura ou jardinagem. Além disso, é uma maneira de reduzir o volume de lixo produzido pela sociedade, destinando corretamente um resíduo que se acumularia nos lixões e aterros gerando mau-cheiro e a liberação de gás metano (gás de efeito estufa 23 vezes mais destrutivo que o gás carbônico) e chorume (líquido que contamina o solo e as águas). Hoje, cerca de 55% do lixo produzido no país é composto por resíduos orgânicos, que sofrem o soterramento nos aterros e lixões, impossibilitando sua biodegradação.
Há várias experiências internacionais de recolhimento de resíduos orgânicos para compostagem, com a distribuição gratuita do adubo resultante do processo à população local. Dessa maneira, fica claro para a sociedade que aquele resíduo tem valor, pois retorna aos cidadãos como um benefício que os economiza o dinheiro que empregariam na compra de fertilizantes industrializados.
Procure saber mais sobre compostagem e como fazer isto em casa ou na escola comunitária montando uma composteira:
1 - Composteira com garrafa pet:
Acesse o site:
2 - Vaso compostor:
O objetivo dessa compostagem é reaproveitar os resíduos orgânicos e também já ter um vaso com plantas no mesmo recipiente da compostagem dentro de casa.
- Você pode reaproveitar um balde, garrafa de água e até mesmo garrafa pet. Se for garrafa de água como na foto por exemplo, será necessário cortar a parte de cima. Em seguida você faz alguns furinhos nas laterais da garrafa;
- Na primeira camada você vai colocar o material seco que pode ser folhas secas, serragens, picadinhos do saquinho de pão e até mesmo de caixa de ovo;
- Na segunda camada você adiciona os orgânicos picadinhos e vai intercalando com materiais secos.
- E então você coloca terra, preferencialmente que já tenha substrato e mais uma vez um material seco. Após duas semanas você já poderá plantar sua muda de planta no seu vaso compostor.
Acesse em:
Boa montagem e não esqueçam de cuidar no nosso planeta!
Comentários