Já aconteceu com você de estar passeando um dia no sítio ou em um lugar com bastante mato e notar, quando chegou em caso vários carrapichos grudados em você? Como será que essas bolinhas cheias de espinhos que pinicam conseguem se grudar na gente? E o mais importante, por que isso acontece?
Bom, os carrapichos nada mais são do que os frutos de muitas espécies vegetais. Eles se grudam, por conta dos espinhos, principalmente nos animais. Essa técnica é muito importante para que haja dispersão da espécie já que diferente de outros frutos como o morango ou a manga por exemplo, a maioria dos animais não são atraídos por eles. Sendo assim, uma outra forma de dispersão precisou ser desenvolvida pela espécie para continuar a sobreviver.
Fonte: (BRASIL DE LONGE 2020)
Mas por que uma espécie vegetal teria tanto trabalho assim para poder crescer longe da planta mãe? Isso acontece por que em alguns casos a planta que deu origem às sementes que serão dispersadas pode estar em um ambiente não muito bom para se desenvolver, sem muito sol ou nutrientes necessários. Além disso, mesmo que estejam em um ambiente ideal para sobreviverem, se todas as sementes da planta mãe crescerem no mesmo lugar com certeza haveria falta de nutrientes, água e luz para todos, havendo assim competição entre todas as plantas.
Agora que você sabe um pouco mais sobre os carrapichos tente ajuda-los na sua dispersão sempre que notar alguns deles nas suas meias ou em suas calças!
(Fonte: Ciência Hoje das Crianças-nº174/Nov 2006)
Comentários