A CoronaVac é uma vacina que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica china Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech.
A parceria foi anunciada no dia 11 de junho deste ano e o acordo previa o fornecimento de 60 milhões de doses até junho de 2021, a vacina será distribuída para toda a população brasileira por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) quando a imunização se provar eficaz e segura. O Butantan também poderá produzir a vacina em São Paulo.
Para que a vacina seja eficaz e segura é necessário que alguns testes clínicos ocorram em fases:
Fase 1. (https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/vacina/)
Fase 2. (https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/vacina/)
Atualmente estamos na Fase 3 de testes clínicos, que são coordenados pelo Instituto Butantan e realizados em 12 centros de pesquisa em 6 Estados brasileiros.
O governador do Estado de São Paulo, João Doria anunciou recentemente o sucesso dos testes clínicos já que dentre os voluntários 94,7% não tiveram reações adversas após a aplicação.
Se os resultados dos testes de eficácia foram satisfatórios, a vacina será encaminha para a Anvisa, para que possa ser disponibilizada para o público.
Após a aprovação da Anvisa (a qual deverá ocorrer em meados de novembro ), a previsão é de que o cronograma de vacinação em São Paulo comece até fevereiro de 2021 e os profissionais da saúde serão os primeiros a serem imunizados. Pelas condições atuais, o Governo de São Paulo prevê começar a campanha de vacinação na segunda quinzena de dezembro e a vacina será aplicada em duas doses.
Fontes:
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54274818
https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/vacina/
Suas postagens são muito bem trabalhadas, com temas interessantes e atuais! Parabéns pelo trabalho na divulgação científica!!! ❤️