top of page
kesyamarcia

Fósseis e Oficina de Escavação

Antes de tudo, você sabe a diferença entre: Paleontologia e Arqueologia?

Bom, a paleontologia consiste no estudo de seres vivos, como plantas, animais, protozoários que já viveram há muitos anos na Terra; estudando os vestígios e rastros que foram deixados por eles. Esse estudo dos organismos é muito importante para a área da biologia, por ajuda ae permite estudar a evolução dos seres vivos. Já a arqueologia, estuda a cultura humana, ou seja, estuda as construções antigas, pinturas rupestres, fogueira, ou seja, tudo que tiver relação com os seres humanos.

E agora fica mais fácil de explicar o que são os fósseis. A palavra “fóssil” deriva de um termo em latim “fossilis” que significa “ser desenterrado”, “extraído da Terra”. Logo, fósseis são restos ou vestígios de qualquer ser vivo que foram preservados tanto em rochas, como resina e gelo e que comprovam sua existência ou modo de vida. Ah, é importante ressaltar que esses vestígios precisam se de no mínimo 10 mil anos atrás.

Como funciona o processo de fossilização?

Mumificação: processo de preservação total dos organismos por conta do clima que geralmente é mais frio ou através de conservação por âmbar ou resina.

Na imagem: Insetos mumificados por âmbar.



  • Mineralização: é o processo físico-químico que ocorre em rochas devido a liberação de amônia de um organismo em decomposição, que vai substituindo partes desse ser em cálcio ou sílica.


  • Moldagem: é parecido com a mineralização, porém é encontrado somente um molde da estrutura, seja interna ou externa dos organismos que acabaram desaparecendo.


  • Marcas Fósseis: são preservados somente os vestígios dos organismos como rastros, toca ou pegadas.

Na imagem: Marcas das escamas do hadrossauro, visíveis na rocha.





Oficina

Para realizar a oficina, iremos utilizar:

  • argila

  • brinquedos (como dinossauros, por exemplo)

  • areia ou terra

  • pincéis

  • caixa

Com os materiais separados, comece fazendo os moldes dos brinquedos na argila para que fique marcados; espere a argila secar. Depois de seca, coloque os moldes de argila em uma caixa e complete com a areia/terra. Após isso é só partir para a escavação! Lembrando que é preciso cuidado para retirar a areia com o pincel para não danificar nenhum fóssil.

Obs: Caso queira realizar também a datação dos fósseis, separe em um pote transparente com diferentes tipos de solos e marque as datas (sendo o solo do fundo, o mais antigo), como mostra a imagem abaixo. Com isso, após encontrarmos os moldes de argila na caixa, podemos realizar a datação de acordo com o tipo de solo que estava junto.


Obrigada pela atenção!


Fonte: Só Biologia; Museu Catavento.

104 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page