"Só mais uma história". Frase muito ouvida por mães e pais ao redor do mundo na "hora de dormir" das crianças. Esse momento, esses minutos que antecedem o sono, significa para muitos, um momento em família. Às vezes, esse se torna um dos poucos momentos ao dia em que a família toda pode estar reunida, pois a rotina dos adultos se encontra cada vez mais agitada, estressante e ocupada. Contudo, esse momento de contar histórias é muito mais importante do que se pode imaginar. Contar ou ler histórias a uma criança contribui significativamente para o seu desenvolvimento.
Ler para uma criança estimula seu interesse por livros, criando um hábito que pode durar a vida toda, hábito este ausente em muitos até mesmo na vida adulta. Ler um livro, em qualquer idade, permite conhecer lugares, pessoas e sentimentos ainda não conhecidos e vividos pessoalmente. Ambos existem através da nossa imaginação. Além disso, os livros podem ser uma conexão dos pequenos leitores com personagens com os quais se identifiquem ou se imaginem. Sejam eles um príncipe, princesa, cavaleiro ou herói/heroína da história. Essas conexões acabam por estimular a criatividade das crianças, fazendo com que elas próprias passem a contar histórias criadas por elas mesmas, baseadas naquelas que conhecem.
Além da criatividade e da imaginação, ler livros para uma criança incrementa seu vocabulário e as incentiva a ler, contribuindo para que essa "pequena grande" conquista ocorra de forma divertida e prazerosa para os pequenos.
Como podemos ver, atender ao pedido de "conta uma historinha para eu dormir" é importante para os momentos em família mas também para o desenvolvimento pessoal e intelectual da criança, para o seu entretenimento, enriquecimento e aprimoramento, além de contribuir para diminuir o estresse e estimular sua criatividade e afeto. E, a longo prazo, mães e pais podem chegar a serem os grandes responsáveis pela formação de grandes escritores e escritoras da literatura nacional ou até mundial. Por isso, leia para uma criança.
Comments