Você com certeza já deve ter visto em algum filme dos anos 60 ou 70 esse tipo de lâmpada como decoração. Esse acessório era muito popular nessa época e até hoje pode ser considerado uma peça muito interessante para ser utilizada como decoração. Com esse experimento você vai aprender como fazer a sua de modo simples e rápido e ainda irá descobrir o que há por trás dessa invenção.
MATERIAIS:
Um pote ou garrafa transparente
1L de óleo
500 ml de água
Corante alimentício de sua preferência
Comprimido efervescente antiácido
MODO DE PREPARO:
I- Misture a água com o corante
II-Pegue o recipiente transparente, encha com a água com corante e o óleo
III-Quando a mistura estiver estável, ou seja, sem bolhas, coloque o comprimido efervescente antiácido
IV-Observe o resultado e tente entender como isso aconteceu
IMPORTANTE: Você pode mudar as quantidade de água e óleo de acordo com o tamanho da garrafa, mas sempre deve manter o dobro de óleo para a quantidade de água que utilizar.
O QUE ACONTECEU?
A primeira explicação é que a água e o óleo são uma mistura heterogênea, ou seja, não se misturam, o que faz com que a solução apresentam mais de uma fase. O óleo é menos denso que a água, por isso fica na parte de cima quando ambos são misturados. Quando o efervescente antiácido é acrescentado, libera CO2 (gás carbônico), que como é mais leve que a água e que o óleo, “flutua”. Como está misturado à água, algumas partículas sobem com as bolhas do gás. O CO2 nesse caso serve como uma boia, carregando um pouco de água para cima quando sobe, dando assim o efeito de lâmpada de lava.
Gostou do experimento? Tente faze-lo em casa com diferentes cores e formas de garrafas e aproveite o espetáculo químico!
Comments