Você sabe como diferenciamos os animais das plantas? Poderia dizer “Animais se movimentam e as plantas ficam paradas”. Realmente, esse tipo de pensamento foi defendido por muito tempo como o principal ponto de diferenciação, mas pense bem: E os girassóis? São plantas que se movimentam, e porquê? Sabemos obviamente que o girassol não anda de fato, mas ele se movimenta durante o dia. Esse movimento é estimulado pela luz solar que vem dos raios de sol atingindo-o. Esse fenômeno recebe o nome de Heliotropismo e existem dois tipos. O positivo, no caso do girassol, quando a planta se movimenta com o objetivo de receber maior incidência de luz solar. E o negativo que é quando a espécie vegetal se movimenta em direção contrária da luz.
Esse movimento é feito para as folhas poderem realizar melhor a fotossíntese. Sendo assim, o órgão responsável pelo movimento é o pedúnculo (cabo sustentador das pequenas flores que, juntas, recebem o nome de capítulo). Outra coisa interessante é a forma desse movimento. Se observarmos o girassol durante o dia todo perceberemos que o movimento é reversível. Isso significa que, ao final do dia, a planta irá retornar a mesma posição do início da manhã.
Esse tipo de movimento é muito importante, pois desse modo o pedúnculo garante um bom desenvolvimento e maturação da planta.
(Fonte: Ciência Hoje das Crianças-nº167/Abr 2006 )
Comments