top of page
  • Foto do escritorAnita Seneme Gobbi

O que pode causar uma próxima pandemia?

De acordo com o Predict - projeto de cooperação internacional entre especialistas em doenças infecciosas financiado pelo governo americano - cerca de setenta e cinco por cento das doenças emergentes que afetam os humanos, surgem, primeiramente, em animais.

A aproximação entre o ser humano e animais tem sido uma preocupação há muito tempo, entretanto, somente agora com a pandemia de COVID-19 que foi possível notar o quão grave isso pode chegar. Apesar de não saber exatamente a origem do vírus que causa a COVID-19, acredita-se que ela possa ter se originado inicialmente em algum animal.

A criação de animais em rebanho, para a pecuária principalmente, é uma das maiores preocupações, mesmo antes da pandemia em que estamos vivendo, inúmeras doenças surgiam desses animais e eram transmitidas para os seres humanos, cientistas do Predict já identificaram 1,2 mil novas novas doenças zoonóticas (de origem animal), porém ainda acreditam que existem milhares de doenças ainda não identificadas.

Um animal que vem preocupando os cientistas é o camelo. Os camelos são portadores da Mers, um outro tipo de corona vírus que provou ser mais mortal. Todavia, mesmo que os camelos sejam portadores da doença, o grande problema é o ser humano: por conta das mudanças climáticas causadas pelas ações antrópicas as secas se tornam mais frequentes e prolongadas, induzindo que pastores troquem vacas e outros rebanhos por camelos, que são capazes de sobreviver semanas sem água, ocasionando então, um número maior de camelos em contato com os seres humanos.


Imagem: Getty images


Antes mesmo da chegada da covid-19, já haviam 13 doenças zoonóticas diferentes que causaram 2,4 bilhões de casos de doenças humanas e 2,2 milhões de mortes a cada ano. Muitas dessas doenças são transmitidas por rebanhos.

É importante ressaltar que essa questão é mais agravada em países pobres, onde 27% dos animais da pecuária mostram sinais de infecção por zoonoses e um em cada oito animais é infectado a cada ano.

Trata-se de uma discussão complicada, visto que a criação de rebanho - seja de camelos, vacas ou qualquer outra espécie - acaba sendo o sustento de muitas famílias pobres que nem fazem ideia acerca dos riscos de manter o contato próximo com esses animais pode trazer. O que nos resta é a conscientização e a valorização da ciência, para que seja possível obter investimentos para a produção de pesquisas e testes para garantir a saúde da população.



Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-56040350




5 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page