Desde 1992, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), em março comemora-se o dia mundial da água, ela que hoje faz parte do patrimônio do planeta e que permite que exista vida nele. Em locais quentes, os seres humanos são capazes de viver apenas 4 dias sem água. Por isso e outras razões todos os dias devemos nos lembrar da importância da distribuição de água potável no mundo e o tratamento desta.
Atualmente, cerca de 0,77% (SEMA,2020) da água do planeta se encontra disponível para o uso dos seres humanos, sendo que em muitos locais ela se encontra escassa ou com baixa qualidade, devido aos altos índices de poluição, principalmente por ações antrópicas que acabam por torná-la imprópria ao consumo.
A água potável ou água disponível para consumo, é necessária no cotidiano e por isso, é indispensável que os governantes invistam em medidas que a disponibilizem a todos os cidadãos, pois além de garantir a vida das pessoas, a disponibilidade de água é também questão de saúde pública por ser usada para lavar as mãos, roupas e utensílios, evitando a disseminação de doenças em crianças, jovens, adultos e idosos.
Afinal, já dizia Thomas Fuller: a água merece nosso respeito, pois se ela estiver doente, nós também estaremos. Por isso, é tão importante que façamos a nossa parte evitando desperdícios, reutilizando a água sempre que possível, mantendo-a sempre limpa e cobrando dos governantes maiores cuidados para com esse bem tão valioso.
Fonte: Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro)
Comments