2020, Brasil assolado por uma crise profunda de caráter político, social, econômico, sanitário e ambiental. Interpretar, vivenciar e enfrentar a realidade que está imposta para nós não tem sido fácil, por isso é tão necessário fazer presente o legado de Paulo Freire. Esse post é um convite para Esperançar que nas palavras desse grandioso professor é:
É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…
Paulo Freire completaria 99 anos em 19 de setembro, de origem popular, esse cara Pernambucano disputou o caráter da educação brasileira, por meio de suas ideias que dialogavam com as condições de vida do povo. Paulo Freire escolheu estar com as massas, andava pelas favelas, morros, zonas rurais assoladas pela pobreza para fazer o trabalho político-pedagógico, no qual tinha uma grande intencionalidade de: devolver a dignidade do sujeito, para que ele não se negue a liberdade e construa a sua realidade coletivamente.
Com muito amor e paciência, nós que já estamos trabalhando ou trabalharemos com educação, devemos fortalecer o que Paulo Freire nos deixou, afim de reconstruir o nosso País. As elites e sua saída neoliberal para a crise estão destruindo a vida do povo, da natureza (A fome, o modo de lidar com a pandemia e as chamas nos nossos biomas, são o exemplo concreto disso). Precisamos nos convencer que as saídas dos nossos problemas virão do povo que precisa tomar consciência do mundo, que precisa se colocar em luta coletiva. Nós devemos mais do que nunca Esperançar!!! Aqui deixo referencias de leituras, vídeos, documentários para que possamos reviver o legado de Paulo Freire e incorporá-las na ação cotidiana.
Primeiro uma série de 5 vídeos que conta como foi a vida do nosso patrono:
Segundo um ciclo de debates intitulado "Paulo Freire e o Brasil - Educação Popular na Pandemia"
Comments