top of page
  • Foto do escritorAnita Seneme Gobbi

A diferença que livros podem fazer


Em um país onde o público possui uma média inferior a cinco livros por ano, segundo a última pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, incentivar o hábito da leitura parece ser um grande desafio para os profissionais da educação.

É de extrema importância incentivar as crianças desde muito cedo a ler, o público infantil se mostra o mais adepto à leitura, sendo mais fácil incluir o hábito já nessa fase. Com esse incentivo, é possível que a criança desenvolva um maior domínio da linguagem, maior criatividade e um potencial de concentração.

Além disso, a leitura pode proporcionar habilidades de interpretação de texto, ampliação das capacidades cognitivas, enriquecimento do vocabulário, aquisição de novos conhecimentos e novas perspectivas, desenvolvimento de uma visão crítica, capacidade de argumentação, além da memorização de histórias, lugares, personagens e situações.

Tais fatores que podem ser proporcionados a partir da leitura auxiliam não somente no âmbito escolar, mas também no cotidiano do jovem. George R. R. Martin, autor da famosa saga Game of Thrones diz: "Eu vivi mil vidas e amei mil amores. Andei por mundos distantes e vi o fim dos tempos. Porque eu li", reafirmando o que a leitura pode trazer para nossas vidas.

A partir dos livros conhecemos novos mundos, novas pessoas, aprendemos como agir diante certas situações, nos desligamos da nossa realidade e ao mesmo tempo nos conectamos com nós mesmos. A leitura é uma dádiva que infelizmente, a população brasileira não parece ter conhecimento, incentivar as crianças e adolescentes a lerem não é somente uma forma de melhorar o desempenho destes nas escolas, mas uma forma de melhorar o mundo.


Fontes:


80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page