top of page
  • Foto do escritorfloramrfm

A Família Ailuridae e seu único membro, em risco: o Panda-Vermelho

O Ailurus fulgens, como é cientificamente chamado o panda-vermelho, já foi classificado como sendo da família dos guaxinins (Procyonidae) e até da família dos ursos (Ursidae), porém hoje está classificado na família Ailuridae (Ordem Carnivora, Filo Mammalia), sendo a única espécie que a compõe.



Estes animais possuem características que os fazem também ser chamados de raposas-de-fogo e gatos-de-fogo, devido principalmente a cor avermelhada de seus pelos, seu tamanho pequeno semelhante ao de gatos domésticos e à suas caudas longas e felpudas que podem medir de 30 a 50 centímetros.

Além disso, têm o costume de se enrolar para dormir; lamber seus pelos para se limparem; possuem cinco dedos em cada pata e um pseudo-polegar, como os pandas-gigantes; possuem garras retráteis, assim como os gatos, o que facilita escalar árvores, pendurar-se em galhos e segurar alimento.

Seu habitat natural são as montanhas do Nepal, norte de Myanmar e China Central, passando a maior parte do tempo nas árvores, inclusive para dormir, e sua alimentação é onívora, ou seja, é composta por alimentos de origens variadas como bambu, ovos, folhas, frutos, raízes, etc. e estes animais são mais ativos para buscá-los no período entre o anoitecer e o amanhecer.

Hoje, os pandas-vermelhos encontram-se em risco de extinção, uma vez que perdem cada vez mais seu habitat pelo desmatamento para atividades como a agricultura, pecuária e urbanização. Mas ultimamente, vêm se observando também um aumento considerável de apreensões desses animais, que seriam vendidos, ilegalmente, como animais de estimação exóticos, sendo que a maioria deles não sobrevive. Também foram e ainda são registrados casos de venda ilegal da pele destes animais por toda a Ásia e até de sua carne na China.









221 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page