top of page
Foto do escritorAnita Seneme Gobbi

Abelhas nativas: espécies e importância ecológica

As abelhas são os polinizadores mais importantes para as angiospermas, todavia, muito pouco se sabe sobre esses indivíduos fantásticos e essenciais para o ecossistema. A espécie mais conhecida é a Apis mellifera, chamada de abelha europeia, todavia, existem diversas espécies que compõem a família Apidae, como por exemplo as abelhas que fazem parte da tribo Meliponini, popularmente conhecidas como abelhas sem ferrão (ASF) ou abelhas nativas.

Apesar de serem pouco conhecidos pelo público leigo, os meliponíneos são muito conhecidos pelos índios brasileiros, que criam várias de suas espécies para a produção de mel. Acredita-se que os meliponíneos sejam os principais responsáveis da polinização das espécies arbóreas nativas do Brasil.

Mesmo sendo conhecidas por não possuírem ferrão, na realidade, as abelhas nativas o possuem, todavia, essa ferramenta atrofiou durante o processo evolutivo desses indivíduos.

A seguir, acompanhe 6 espécies de abelhas nativas para conhecer mais sobre os meliponíneos:


1) Uruçu (Melipona scutellaris)

São abelhas grandes que polinizam culturas de abacate, pimentão e pitanga. São encontradas principalmente na região Nordeste, porém são muito exploradas na Bahia. A Uruçu é uma espécie que encontra-se distribuída amplamente graças ao tráfico ilegal, todavia, em seu habitat natural é considerada ameaçada de extinção.








2) Jataí (Tetragonisca angustula)

É conhecida por muitos nomes e é amplamente distribuída pela América tropical, visto que é conhecida como uma abelha indígena pertencente a tribo dos Trigonini. Também é conhecida por se adaptar facilmente a ambientes urbanos, justamente por isso, é uma das espécies mais criadas.






3) Iraí (Nannotrigona testaceicorni)

Também conhecida como uma abelha indígena pertencente a tribo dos Trigonini. Muito semelhante à Jataí, visto que também se adapta muito bem às áreas urbanas, estabelecendo seus ninhos até mesmo em blocos de cimento e em tijolos.







4) Uruçu-Amarela (Melipona rufiventris)

Trata-se de uma espécie comum nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, São Paulo e Tocantins. É uma espécie ameaçada de extinção, visto que seu habitat natural, o cerradão, está desaparecendo. Além disso, produz um mel muito apreciado e muito procurado.





5) Uruçu-Cinzenta ou Tiúba (Melipona fasciculata)

Espécie muito importante para a polinização do açaí, tomate, berinjela e urucum. Conhecidas por produzirem grandes quantidades de mel, chegando até a 12 litros dependendo do tamanho da colônia. São encontradas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.








6) Mandaçaia (Melipona quadrifasciata)

Trata-se de uma abelha robusta, que poliniza principalmente culturas de abóbora, pimentão, pimenta-malagueta e tomate. Encontra-se distribuída por toda a costa atlântica e se adaptam muito bem às regiões Sul e Sudeste do Brasil.






Infelizmente, muitas espécies de abelhas encontram-se ameaçadas por diversos fatores, como por exemplo, o manejo incorreto em apiculturas e meliponiculturas, espécies exóticas invasoras, desmatamento que destrói o habitat natural, o tráfico ilegal e, principalmente, o uso incorreto de defensivos agrícolas.

Precisamos inserir a discussão sobre as abelhas cada vez mais em nossa sociedade, visto que são animais de extrema importância para a manutenção do ecossistema.

Quanto antes compreendermos a importância desses animais tão pequeninos, menor as consequências, respeitar e utilizar medidas na agricultura que visam afetar o mínimo possível as abelhas não apenas garantirá um futuro melhor, mas também pode melhorar as produções agrícolas, visto que a polinização das abelhas é essencial para garantir a produção das culturas.


Fontes:


145 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments


anaclaraxrodrigues
Nov 03, 2020

Que orgulho dessa bióloga ❤️ amei o tema!

Like

Anna Beatriz Souza
Anna Beatriz Souza
Nov 03, 2020

Perfeito! Pauta extremamente importante! Adorei conhecer mais espécies 🥰🥰

Like

Carolina Monteiro
Carolina Monteiro
Nov 03, 2020

amei o post! #savethebees

Like
bottom of page