top of page
  • Foto do escritorAnita Seneme Gobbi

Gavião-real (Harpia harpyja)


O gavião-real ou a harpia (Harpia harpyja) é uma das maiores aves de rapina do mundo, sendo a maior das Américas. Pertence à família dos Accipitridae e à ordem Accipitriformes e pode ser encontrada na região amazônica e em alguns trechos do sudeste brasileiro.

Mede entre 90 a 105 cm de comprimento, pesa de 4 a 9 kg, sendo que os machos são menores do que as fêmeas. Suas asas largas podem chegar até 2 metros de envergadura.

Seu nome vem da mitologia grega, onde as harpias são retratadas com rostos de mulheres e seios e eram monstros alados, o tamanho e a ferocidade deste animal contribuíram para que tal nome fosse escolhido.

Sua alimentação baseia-se principalmente em mamíferos arborícolas e terrestres, alguns exemplos são primatas, veados, quatis, gambás, preguiças e tatus. Além disso, as harpias também se alimentam de outras aves e répteis, por possuírem tarsos e garras bem desenvolvidas, elas conseguem capturar presas com mais de 6 kg. Os machos, sendo menores e mais ágeis, caçam pequenos mamíferos terrestres e aves, enquanto a fêmea maior e mais lenta captura macacos e preguiças.




Habita florestas de planícies e altitudes de até 2000 metros do nível do mar e embora seja de porte grande, é uma ave discreta, que raramente aparece em áreas abertas ou pousa no topo da copa das árvores.

Infelizmente, por ser um animal grande, misterioso e bonito, muitos caçadores e até mesmo indígenas querem adquirir as harpias como um troféu. Além disso, sofrem muitas ameaças por conta do desmatamento e da fragmentação ou destruição de habitats.


Fontes:





41 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page