Paleoclimatologia é o estudo do clima antes da difusão de sistemas de monitoramento e coleta de dados climáticos.
Você sabe a diferença entre clima e tempo?
Tempo é algo instantâneo, a condição atual, por exemplo, “hoje está ensolarado” ou “hoje está chovendo”, você está descrevendo o tempo da região em que está.
Agora o clima é uma condição média entre os estados de tempo, definido estatisticamente.
Bom, mas voltando a Paleoclimatologia, como conseguimos saber o clima que determinada região teve há décadas, séculos ou até milênios? Pelos dados de proxy!!! Mas o que é isso? São as informações que conseguimos encontrar marcadas em fósseis no sedimentos, rochas, geleiras e até em organismos ainda vivos. A datação desses itens é feita com a utilização de isótopos, que conseguem nos dizer a que época os dados remetem.
Vou citar aqui alguns exemplos.
Esqueleto de coral: sua composição pode mudar devido à temperatura, quando a temperatura da água do mar fica mais alta ao invés da deposição de cálcio no esqueleto ocorre a deposição de estrôncio deixando uma camada mais clara. Vale lembrar que as camadas vão se formando ao longo de um período de tempo, quanto mais internas mais velhas.
Pólen: o pólen pode ficar preservado nas camadas sedimentares e nós sabemos que todo pólen está associado a uma planta, logo, se identificarmos a que espécies os pólens pertencem, saberemos a característica da vegetação que antes existia, assim podemos associar ao clima, haja vista que, a vegetação existente deveria ser adaptada a determinadas condições de temperatura, umidade, chuva e radiação solar. A imagem só exemplifica as diferenças microscópicas que os grãos de pólen podem ter.
Tem várias outras formas de se estudar o clima, como em anéis de crescimento das árvores, em espeleotemas presentes nas formações de cavernas calcárias, em foraminíferos (protistas), etc. (SEGUEM AS RESPECTIVAS IMAGENS)
As informações paleoclimáticas dos últimos milhares de anos são importantes para construir as características climáticas antes dos impactos globais. Além de estarem ligadas ao aparecimento de vida na terra.
Fonte:
Palestra: Paleoclima: a interpretação das variações climáticas ao longo da história da Terra. Palestrante: Professora Elaine Priscila Gomes Estevam Biemann. Evento: Congresso Online Brasileiro de Biologia (COBB), por Centro Educacional Sete de Setembro.
Comments