Pegada Ecológica é um método de contabilidade ambiental que avalia os rastros deixados pelo consumo da população humana sobre os recursos naturais, ou seja, mede o impacto que nosso consumo gera no planeta Terra.
A Pegada Ecológica é expressa em hectares globais (gha), onde um hectare global significa um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas em um ano. Para exemplificar, atualmente, a média mundial da Pegada Ecológica é de 2,7 hectares globais por pessoa, ou seja, em um único ano uma pessoa utiliza em média 2,7 hectares de áreas produtivas para suprir suas necessidades, que podem ser desde a alimentação até consumo de bens duráveis, como roupas, eletrodomésticos, plásticos, etc.
A Pegada Ecológica nos permite avaliar se os padrões de consumo estão dentro ou não da capacidade ecológica do planeta. E o que é essa capacidade ecológica? Também chamada de biocapacidade, representa a capacidade dos ecossistemas em produzir recursos para os seres vivos e absorver os resíduos gerados pelo consumo desses. Infelizmente, nosso padrão de consumo extrapola a biocapacidade disponível que é de 1,8 hectare global por pessoa. Isso significa que estamos em um grave déficit ecológico de 0,9 gha/cap.
Logo, é sempre bom lembrar da necessidade do consumo consciente, pois TUDO que consumimos gera um impacto, ou seja, deixa uma pegada no meio ambiente. Você já parou pra pensar pra onde vai todo o lixo que você produz? Pra onde vai suas roupas, aparelhos eletrônicos, entre outros bens que você consome? Precisamos pensar mais em como estamos vivendo e pra onde estamos caminhando ao assumir um consumo tão exploratório.
Reflexão muito importante a ser feita, parabéns pelo post!