top of page
  • Foto do escritorAnita Seneme Gobbi

Pinguins: gênero Aptenodytes

Os pinguins do gênero Aptenodytes são as maiores espécies existentes atualmente. O pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri) varia de 100 a 130 cm podendo pesar até 37 kg, enquanto o pinguim-rei (Aptenodytes patagonicus) varia de 85 a 95 cm podendo pesar 11 a 15 kg.


  • Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri)

Reproduzem na Antártica durante o período de maio e dezembro, são encontrados principalmente na região do Mar de Ross e na Península Antártica. Sua alimentação se baseia na em pequenos peixes, krill e lulas.

A reprodução é bem característica dessa espécie, onde as fêmeas botam o ovo em maio/junho, abandonando-o imediatamente para passar o inverno no mar. O ovo é então encubado pelo macho por aproximadamente 65 dias, o que seria o período do inverno antártico. Para poupar energia os machos amontoam-se e passam a maior parte da incubação dormindo, utilizando a gordura acumulada durante o verão para manter-se. A fêmea retorna na primavera quando a cria irá nascer.

Possuem um sistema complexo de vocalizações essenciais para o reconhecimento individual entre os progenitores e entre estes e as crias, apresentando a maior variação em vocalizações individuais de todos os pinguins.

Nas imagens abaixo podemos ver os filhotes com a plumagem branca, acinzentada e preta e os adultos com as penas amareladas atrás da cabeça.


  • Pinguim-rei (Aptenodytes patagonicus)

Localiza-se principalmente nas ilhas subantárticas. Reproduzem em grandes colônias na Geórgia do Sul e em colônias menores nas Ilhas Malvinas durante novembro e dezembro.

O período de incubação do ovo é de aproximadamente 55 dias, diferentemente do pinguim-imperador, ocorre um revezamento entre macho e fêmea para a incubação do ovo. Após o nascimento do pinguim o pai e a mãe revezam para trazer alimento para o filhote, que só se tornará independente após 13 ou 16 meses.

São muito semelhantes aos pinguins-imperadores, as principais diferenças são o tamanho, a plumagem dos filhotes e a localização das penas amareladas.

Nas imagens abaixo é possível ver os filhotes desses indivíduos com a plumagem totalmente marrom à esquerda e dois indivíduos já adultos com a plumagem colorida.



42 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page