top of page

"Ser tão velho Cerrado": Um documentário necessário.

O Cerrado se caracteriza como uma matriz ambiental que se localiza nos chapadões centrais do Brasil, abriga uma das maiores diversidades do mundo em fauna e flora. Ele é definido como um importante “hot spot”: definição para a representação de áreas naturais do planeta Terra que possuem uma grande diversidade ecológica e que estão em risco de extinção.

Vale ressaltar, que o Cerrado é importante para o equilíbrio dos biomas que o circundam. Considerado o “berço das águas” do Brasil, é nele onde nasce a maior parte dos grandes mananciais do país, sendo responsável pela vazão de 75% das principais bacias hidrográficas brasileiras.

 O documentário “Ser Tão Velho Cerrado”, disponível na plataforma Netflix e também no Youtube, traz como temática principal os impactos socioambientais sofridos no Cerrado, importante bioma brasileiro que vem sofrendo intensa devastação devido ao avanço do agronegócio, instalações de hidrelétricas e também por atividades de mineração.

O longa-metragem reúne também, entrevistas com os moradores da Chapada dos Veadeiros, geólogos, biólogos, agricultores, empresários do agronegócio e políticos, ao decorrer do documentário são apresentadas diferentes perspectivas sobre as formas de desenvolvimento da região.

Com as crescentes queimadas e processos de degradação sofridos atualmente no biomas brasileiros, se faz necessário que abramos os olhos para o que vem acontecendo, para que possamos conhecer e entender como isso afeta socialmente, economicamente e biogeograficamente.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page